Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Operários vibram com ídolos em ato contra acidentes de trabalho no Maracanã

Na abertura do Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil, ocorrido hoje (2) pela manhã na obra de reconstrução do Maracanã, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen enfatizou a preocupação da Justiça do Trabalho com o crescente e dramático número de acidentes de trabalho no país, que aumentou vertiginosamente entre 2001 e 2010. Dos cerca de 200 mil processos julgados pelo TST em 2011, o ministro afirmou que muitos estão relacionados a acidentes de trabalho, nos quais se constata, não raro, descuido e desatenção.

Para o ministro, a maioria desses desastres poderia ser evitada, porque são previsíveis e dependem apenas da observância das regras de prevenção. "A cada ano estamos formando um trágico exército de inválidos. E, de todas as atividades da economia, a construção civil não é apenas uma das que mais tem acidentes de trabalho, mas também a que mais acidentes fatais apresenta", afirmou.

Os milhares de operários da obra do Maracanã se entusiasmaram com a presença dos ídolos Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014. Ronaldo prometeu jogar com eles, caso a obra fique pronta no prazo estipulado. "Quando o estádio estiver pronto, assim como fiz em Fortaleza e Salvador, prometo trazer alguns amigos e fazer uma pelada com vocês", afirmou.

Bebeto ressaltou a importância da prevenção, pois lembrou que os operários têm família que dependem deles. "Vamos nos cuidar e usar todos os equipamentos de segurança. Daqui a dez ou 15 anos vocês precisam trazer seus filhos para ver os jogos no estádio que vocês ajudaram a reconstruir".

Representando a presidenta Dilma Rousseff, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, falou que o governo está se empenhando de todas as formas para que não haja acidentes de trabalho. "Em todas as obras haverá comissões de trabalhadores para fiscalizar e negociar com os empregadores. Nesse momento em que o país está crescendo, a segurança e a preservação da vida são fundamentais. Nenhuma vitória é maior do que essa".

Além dos discursos das autoridades ressaltando a importância da prevenção de acidentes, durante o evento foram exibidos vídeos sobre o assunto e distribuídos kits com material educativo e brindes da CBF. No fim, os craques e as autoridades subiram na torre de visitação do Maracanã, onde tiveram uma visão panorâmica do estádio e ouviram as explicações técnicas sobre o andamento da obra.

Fonte: TST

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.