Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Picciani é reeleito líder do PMDB; ganha o governo, perde Cunha

A vitória do deputado fluminense foi a vitória do governo, que atuou para elegê-lo. A derrota de Hugo Motta representa mais que uma derrota do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Representa seu paulatino e cadenciado enfraquecimento.

A disputa significava, portanto, mais do que a presença do partido na instituição e seus reflexos na condução cotidiana da Câmara dos Deputados.

Vitorioso, Picciani representa alguma estabilidade para o governo diante de sua combalida base de sustentação no processo de impeachment da presidente Dilma. Se Hugo Mota tivesse vencido significaria que Cunha estaria forte e o governo “cortaria um dobrado” para se livrar da “espada sobre o cutelo de Dilma”.

Picciani disse que “vai continuar os trabalhos de diálogo na bancada”. Ele negou que tenha havido "influência do governo na sua eleição” e que, no momento da convocação para analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, ele vai "contemplar todas as correntes do PMDB nas indicações para compor a comissão que analisará a questão”.

Comissão especial do impeachment

A importância da eleição do líder do PDMB tem como pano de fundo a escolha dos membros que comporão a comissão especial que vai analisar o pedido de impedimento da presidente Dilma.

O partido de maior bancada na Câmara, com 67 deputados poderá indicar à comissão especial do impeachment oito membros, que será composta por 65 deputados e igual número de suplentes.

Sob o comando de Picciani, o partido deverá indicar nomes majoritariamente contrários à abertura do processo contra Dilma, cujo mentor e articulador é o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Para além do impeachment, o PMDB sob a liderança de Picciani é mais interessante para o governo porque tende a chancelar as demandas do Planalto na Casa.

Fonte: DIAP
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.