SETOR DE MÁQUINAS: METALÚRGICOS APROVAM ESTRATÉGIA DE LUTA PARA A DATA BASE 2023
Trabalhadores do setor de máquinas aprovaram, em assembleia, na sede do Sindicato, a estratégia de negociação e a pauta de reivindicações para a data base 2023. A luta principal será para fechar acordos individuais por empresa enquanto se discute o fechamento da convenção coletiva com o patronal. Outra estratégia adotada refere-se a pauta de reivindicações: para os acordos individuais a pauta será mais completa já que nessa modalidade de negociação, com o trabalhador se mobilizando e indo para a luta, a possibilidade de conquista é maior. Ela engloba o reajuste salarial com aumento real, implantação ou reajuste do vale mercado, PLR, entre outros reivindicações. Já para a convenção coletiva, optou-se por adotar uma pauta mais enxuta com foco principalmente, no reajuste do piso e dos salários baseado na fórmula de valorização do salário mínimo (o índice da inflação do período mais o índice do Produto Interno Bruto – PIB- de dois anos antes).
“A luta individual por empresa é uma estratégia histórica do SMC. É com o trabalhador se mobilizando e indo para a luta que as conquistas como a melhoria de renda e das condições de trabalho acontecem. Ao mesmo tempo em a negociação por empresa acontece, estaremos batalhando também em outro flanco, que a negociação da convenção coletiva para reajuste do piso e salários. O mais importante disso tudo é o trabalhador não se intimidar e vir para a luta. É a mobilização que vai garantir um bom acordo”, enfatizou o presidente do SMC, Sérgio Butka.
DIVERSIDADE
Na assembleia, o Sindicato também apresentou uma palestra sobre diversidade e como está se organizando para debater e defender os direitos das mulheres, idosos e combater o preconceito e assédio nas empresas da sua base.
CONFIRA A FALA DO PRESIDENTE DO SMC, SÉRGIO BUTKA, SOBRE A ASSEMBLEIA DO SINDIMAQ:
Comente esta notícia