Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Mobilização, Saúde do Trabalhador

Imagem

Renault: Metalúrgicos aprovam paralisação de 1 dia em protesto contra falta de segurança na linha de produção

Recado dado!

Em assembleias liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) na tarde desta quarta-feira(11) os metalúrgicos da Renault (São José dos Pinhais) aprovaram a paralisação de 1 dia produção.

O encaminhamento é um protesto contra a falta de segurança no setor de utilitários da CVU (linha da Oroch).

Os trabalhadores retornam ao expediente na próxima segunda-feira(16).

O Sindicato aguarda até a próxima semana um posicionamento  da empresa em apresentar um laudo técnico da estrutura.

"Até agora foi apresentado somente o laudo dos pontos de intervenção dela(soldas). Queremos uma garantia de toda a estrutura para que possamos garantir um ambiente de trabalho seguro", frisou o diretor do SMC, Ezequiel Romão Pereira, o Formigão. Veja abaixo a entrevista.

Situação
Apesar do SMC denunciar aos órgãos competentes de São José dos Pinhais e Ministério Público do Trabalho sobre os acidentes na estrutura suspensa de rolagem de automóveis da CVU" a situação ainda se demonstra fragilizada. 

Segundo relatos de trabalhadores, a estrutura rompeu por diversas vezes ocasionando a derrubada parcial ou total de automóveis. 

Os metalúrgicos que já protestaram contra essa situação, solicitaram ação de manutenção ou substituição de toda a linha desse setor e alertaram que pode ocorrer uma fatalidade grave, inclusive com mortes. A falta de retorno da montadora gerou o protesto aptovado hoje.

Denúncias
O SMC já denunciou essa situação ao MPT e a situação se arrasta desde 2022. A informação que o Sindicato tem é que o processo corre lentamente em sigilo de justiça, o que pode levar anos, com o perigo de uma fatalidade muito grande. A situação também já foi denunciada à vigilância sanitária do município de  São José dos Pinhais. Foi realizada a verificação, mas até o presente momento o SMC não recebeu nenhum relatório sobre o assunto, a investigação, nem quais seriam os procedimentos adotados para tal gravidade que expõe tantos trabalhadores em uma multinacional do nível da Renault do Brasil. 

Descaso
"Não é possível tanto descaso", disse o presidente do SMC Sérgio Butka, que continua, "tanto da empresa, como dos órgãos competentes; Novamente os trabalhadores que serão forçados a adotar posturas que obrigam a empresa a fazer o que é por obrigação para ter um ambiente saudável e seguro para todos. Não ficaremos mais aguardando as ações dos órgãos públicos e vamos exigir da empresa mais responsabilidade que o caso requer".

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.