Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

MULHERES NAS URNAS: 90 ANOS DO DIREITO CONSTITUCIONAL DO  VOTO FEMININO NO BRASIL

WALDEMAR REIKDAL: UM METALÚRGICO DA GRANDE CURITIBA NA CONQUISTA DO DIREITO DO VOTO FEMININO NO BRASIL

FORÇA PARANÁ CRIA CONSELHO DOS DIREITOS DA MULHER

24 de fevereiro é uma data especial para as mulheres brasileiras: é o dia de celebrar a conquista do direito do voto feminino no Brasil.  A luta para que as mulheres brasileiras tivessem direito a exercer o voto e se candidatar a cargos públicos não foi fácil. Ao serem impedidas de votar, as mulheres não podiam concorrer a cargos públicos. Enfim, não eram cidadãs plenas: motivo pelo qual não havia quem as representasse ou tivesse interesse em ouvir suas reivindicações. Mas, após décadas de luta,  esse direito ficou assegurado na constituição promulgada em 1.934. Hoje, apesar de todos os desafios, as mulheres tem vez e voz para continuar lutando por oportunidades iguais e reconhecimento. Entremos nessa luta!

DÉCADAS DE LUTA: CONFIRA A TRAJETÓRIA DE LUTA DAS MULHERES PARA CONSEGUIREM O DIREITO AO VOTO

 

 


 






FONTE DAS IMAGENS: CÂMARA DOS DEPUTADOS

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.