Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Economia

Imagem

PRODUÇÃO DE CAMINHÕES TEM MELHOR DESEMPENHO DO ÚLTIMO ANO

Linhas de montagem de pesados registram ritmo forte e alta no trimestre. Vendas diárias também cresceram 

O segmento de caminhões registrou o melhor nível de produção dos últimos 12 meses. Balanço da Anfavea, entidade que reúne as montadoras, revela que a produção no trimestre teve aumento de quase 20% em relação ao mesmo período de 2023.

De acordo com a associação, foram 29,3 mil caminhões fabricados nos três meses iniciais de 2024, contra uma produção de 24,5 mil no mesmo período de 2023. A alta foi de 19,7%.  “Aos poucos, o setor se aproxima de seu patamar normal de mercado”, afirmou o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite. 

VENDAS DIÁRIAS DE CAMINHÕES REGISTRAM CRESCIMENTO
As vendas somaram 26,5 mil no primeiro trimestre deste ano, queda de 7,5% na comparação interanual. Em março, os licenciamentos alcançaram 9,9 mil, pequena retração de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2023. Mas crescimento de 18% ante fevereiro de 2024.

A associação das montadoras considerou o balanço de emplacamentos positivo, uma vez que fevereiro e março tiveram o mesmo número de dias úteis. Além do fato de março de 2023 ter tido três dias úteis a mais. 

Desta forma, a média diária de vendas do mercado de caminhões atingiu 460 unidades no mês passado. “Ao fazer uma avaliação de emplacamento diário, a gente vê que março teve desempenho superior”, defendeu Freitas.

RENOVAÇÃO DA FROTA PODE SAIR ESSE ANO
Durante apresentação dos resultados da produção de caminhões, a Anfavea se mostrou otimista quanto ao programa de renovação de frota para o setor. Segundo Eduardo Freitas, o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) estabeleceu um grupo de trabalho que reúne fabricantes, distribuidores e sindicatos em torno do tema.

"O grupo começou a se reunir mês passado [março] e tem reunião marcada esse mês [abril]. Acreditamos que vamos seguir adiante, com um novo programa de renovação de frota esse ano", comentou o VP da associação.

FONTE: AUTOMOTIVE BUSSINES
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.