
Dedicado à prevenção a acidentes de trabalho, o “Abril Verde” tem como tema esse ano os cuidados com relação ao Covid-19 (Coronavírus)
Dedicado à prevenção a acidentes de trabalho, o “Abril Verde” terá como tema em 2020 os cuidados com relação ao novo Covid-19 (Coronavírus).
A pandemia será o mote da campanha para enfatizar a necessidade da manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, além da proteção dos trabalhadores como os médicos e enfermeiros, profissionais do comércio de alimentos, da segurança pública e privada, dentre outros.
O “Abril Verde” busca criar uma cultura de prevenção e cuidado da saúde dos trabalhadores. Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, em menção a um grave acidente ocorrido em 1969 no estado da Virginia, nos EUA, onde 78 trabalhadores acabaram perdendo suas vidas.
Em consequência, no Brasil, em 2005, através da Lei n.º 11.121, esse dia também foi utilizado para indicar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Ainda não podemos esquecer que, no dia 07 de abril, é celebrado o dia Mundial da Saúde.
Assim, o mês de abril é um lembrete para todos os níveis de governo e empresas privadas, no intuito de fomentar mais investimentos na prevenção de acidentes de trabalho.
Covid-19
O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos.
Na Itália, o novo coronavírus matou mais de 12.500 pessoas. Já a Espanha registrou pelo quinto dia consecutivo mais de 800 mortes, e ultrapassou a marca de 100.000 infectados.
Nesta quarta-feira, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse que a crise do coronavírus é o maior desafio da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial, tanto pela ameaça às vidas quanto pelas consequências à economia mundial.
Nos Estados Unidos, as autoridades calculam em pelo menos 100.000 o número de mortes a serem causadas pelo vírus.
No Brasil, 203 pessoas já morreram e subiu para 5.812 o número de casos confirmados no país*
*Dados de 1° de abril de 2020
Comente esta notícia