Acesse aqui o Portal do SMC

Notícias > Campanha Salarial

Imagem

Metalúrgicos da Volvo do Brasil conquistam acordo salarial para dois anos

A maioria dos metalúrgicos da Volvo do Brasil, na Cidade Industrial de Curitiba(CIC) aprovou a proposta de data-base (2020/21) negociada entre Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e montadora.

A votação foi realizada de forma online através do link “votasmc” nesta segunda-feira (21), das 8h às 18h. A apuração dos votos foi feita por vídeo conferência com a participação de diretores e assessoria jurídica do SMC e do departamento de recursos humanos da empresa.

Dos 2286 votos registrados, 9(0,39%) foram nulos, 21(0,91%) em branco, 554(24,23%) contra e 1702 (74,45%) a favor da proposta que contempla entre outros itens, reajuste salarial, vale-mercado e grade salarial (veja mais abaixo a proposta detalhada).

Antes da votação, o SMC liderou assembleia na porta de fábrica, com todos os cuidados de distanciamento, para explanar a proposta aos trabalhadores do 1º turno, com transmissão pelo facebook.

Após a explanação, os metalúrgicos autorizaram o início da votação online. O encaminhamento aprovado na manhã foi ratificado a tarde pelos trabalhadores do 2º turno.

Na última sexta-feira (18) o SMC divulgou a proposta para avaliação dos trabalhadores junto com a análise do presidente da entidade sindical, Sérgio Butka. “Essa proposta só aconteceu graças ao momento em que vive o setor de caminhões no Brasil e também pelo objetivo da representação sindical dos trabalhadores da Volvo em centralizar na recuperação do poder aquisitivo dos salários e também da reposição do vale mercado”, ressaltou Butka.

Clique o link abaixo e confira fala do presidente do SMC

https://bit.ly/3kBLCf7

Confira abaixo todos os itens da proposta:

Setembro de 2020:

1-Reajuste nos salários, piso e grade salarial em 100% do INPC (2,94%)

2-O vale mercado passa a ser de R$ 760,00(setecentos e sessenta reais), aumento de quase 10% (dez por cento)

3-Pagamento das duas parcelas restantes do adiantamento da PPR 2020 totalizando R$ 8.000,00(oito mil reais)

4-Manutenção das cláusulas sociais e das contribuições dos sócios e não sócios até agosto de 2022         

Setembro de 2021:

1-Reposição do INPC de 09/2020 a 08/2021 mais aumento real de 1% nos salários, piso, grade salarial e vale-mercado

2-Ficam mantidas as demais cláusulas e contribuição de sócios e não sócios

Quadro atual

Atualmente cerca de 1400 trabalhadores, a maioria da produção, está cumprindo expediente na fábrica. Aproximadamente 1400 do administrativo estão em home-office, cerca de 200 da produção estão com contratos de trabalho suspensos (retorno em 1° de outubro) e cerca de 60 pessoas do grupo de risco estão afastadas.

Produção

A produção atual diária registra aproximadamente 50 caminhões pesados e 17 caminhões leves. A partir do próximo mês a expectativa é que pesados subam de 50 para 76, os leves de 17 para 27 e os ônibus retornem a produção com 2 unidades por dia.

Categorias:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria