Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde do Trabalhador

Imagem

ASSÉDIOS MORAL E SEXUAL SÃO CRIMES! DENUNCIE!

O chocante e corajoso relato da atriz Dani Calabresa, vítima de assédio sexual e moral, nos bastidores da TV Globo, mostra como ainda há muito luta na busca pela construção de um ambiente de trabalho decente. Segundo uma pesquisa recente do Linkedin realizada com 414 profissionais de várias partes do país, quase metade (47%) das entrevistadas disseram que já sofreram assédio sexual. Desse total 15% disseram que pediram demissão após o assédio e apenas 5% disseram ter tido coragem de procurar o RH das empresas para relatar o assédio.

Como se vê, é muito difícil para a vítima lidar com a situação.   Junto à  pressão para manter o emprego junta-se o sentimento de vergonha e medo  diante da opinião pública e de colegas de trabalho. O resultado é a explosão de uma série de transtornos graves como ansiedade, irritabilidade, dificuldades para dormir e de relacionamento, estresse, síndrome do pânico e depressão. Mesmos sintomas derivados do assédio moral. Nestes casos, as humilhações e broncas em público impostas pelo superior hierárquico, a imposição de metas inatingíveis; agressões verbais ou colocação de apelidos, imposição de tarefas inferiores ou distintas do cargo ou função, a invasão da vida privada, isolar a pessoa ou desconsiderar problemas de saúde estão entre as causas do assédio moral. A sensação de ter que ir trabalhar com a impressão de uma bola de ferro agarrada ao pé, é horrível e não pode ser admitida. 

É preciso ter a coragem de denunciar
Apesar de ser uma decisão muitas vezes difícil a denúncia tanto por parte de quem sofre assédio, como por aqueles que presenciam tais casos, devem ser realizadas para tentar acabar  contra esse tipo de situação. 

Se a vítima acha que não tem forças para ela mesma procurar a empresa, ela deve ir até o  Sindicato para fazer a denúncia. Há partir daí, ela encontrará todo o amparo legal para acabar com a situação tendo o Sindicato à frente para protege-la.

Situações que podem caracterizar assédios moral e sexual: 

ASSÉDIO MORAL
É a conduta repetitiva dentro da relação de trabalho em que o empregado é submetido a situações humilhantes e constrangedoras. 

Características
 Ignorar o trabalhador passando-lhe tarefas abaixo da função para o qual foi contratado
- Retirar cargos e funções sem motivo
- Invasão da vida privada do trabalhador
- Constranger ou humilhar o trabalhador em público
- Ameaças
- impor metas e prazos impossíveis
- Vigilância excessiva

ASSÉDIO SEXUAL
É a abordagem indesejada com intenção sexual  ou insistência inoportuna com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual. 

Características
- Promessas de tratamento diferenciado com insinuações explícitas ou veladas
- Contatos físicos  não desejados  e convites  impertinentes
- Conversas indesejáveis sobre sexo ou piadas de cunho sexual ou obsceno
- Ameaçar para obter vantagem sexual

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.