Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

METALÚRGICOS DA GRANDE CURITIBA SE REÚNEM COM SECRETARIA DE SAÚDE DO PARANÁ PARA SOLICITAR QUE TRABALHADORES DO GRUPO DE RISCO TENHAM PRIORIDADE NA VACINAÇÃO

Diretores do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba se reuniram ontem (20), com a Secretaria Estadual de Saúde para solicitar que os trabalhadores do grupo de risco que estão afastados de suas funções possam também ser priorizados, junto com os profissionais de saúde, para receber a vacina contra o Covid-19. O objetivo é fazer com que esses trabalhadores possam retornar ao trabalho o quanto antes, para poderem voltar a normalizar sua renda e também ajudar no processo de aceleração da recuperação econômica. 

“É claro que somos conscientes que ainda há poucas vacinas e que os profissionais de saúde, que estão na linha de frente de combate à doença, devem ter toda a prioridade para a vacinação. Mas já estamos nos adiantando para tentar sensibilizar o governo solicitando que, se possível, os trabalhadores do grupo de risco afastados pudessem ser priorizados pelo menos na segunda leva de vacinação. Uma forma de fazer esses trabalhadores voltarem para a ativa e assim recuperar sua renda”, diz o presidente do SMC, Sérgio Butka. 

Na reunião, o Sindicato, que estava representado pelo secretário-geral Jamil D´ávila  e pelo diretor do Departamento de Saúde do SMC, Osvaldo Silveira, mais o dr. Zuher Handar, ainda cobraram que o governador Ratinho Junior tire do papel e coloque em ação ao Comitê Tripartite da Covid-19, que seria formado com representantes dos trabalhadores, do empresariado e do governo para debater e construir propostas e linhas estratégicas de enfrentamento à doença e seus efeitos na economia e na sociedade. Também foi solicitado pelo SMC que, assim que for formado o comitê que seja, analisado uma  proposta de negociação com participação efetiva do Estado de que as empresas que têm trabalhadores com comorbidades de risco para COVID -19, independente da idade, mantenha-os afastados até sejam vacinados, garantindo assim a proteção da saúde, conforme vinha sendo realizado durante todo o período que prevenção da COVID 19. Foi ainda lembrado  que a melhor maneira de prevenir a doença e evitar mortes ainda são as medidas de proteção e prevenção que tem sido adotadas desde o início da pandemia e que devem ter continuidade pelas empresas. 

A secretaria respondeu que entende a solicitação do Sindicato e que vai leva-la ao governador para análise. Pediu paciência, pois o Estado recebeu uma pequena leva de vacinas que estão sendo direcionadas para os profissionais de saúde. 

Antes de findar a reunião, o SMC ainda colocou toda a sua estrutura à disposição da Secretaria para auxiliar no processo de vacinação e combate à doença. 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.