Acesse aqui o Portal do SMC

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Aumento do salário mínimo não causa desemprego, defende o atual Nobel de Economia

Divulgado hoje (11) os ganhadores do prêmio Nobel de Economia. Os ganhadores foram os pesquisadores David Card, que estudou os efeitos do salário mínimo no mercado de trabalho, além de Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens .

Eles foram premiados pelo uso de experimentos naturais (situações da vida real para calcular seus impactos no mundo) para entender as relações de causa e efeito em áreas do mercado de trabalho e educação. As pesquisas revolucionaram os estudos em outras áreas pelo mundo.

Card fez uma análise sobre os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho, usando experimentos naturais. O economista e o pesquisador Alan Krueger, falecido em 2019, fizeram um experimento para investigar como a alta do salário mínimo afeta o emprego.

Por meio dos seus experimentos naturais realizados na década 90, Card percebeu que o aumento do salário mínimo não causa a redução de empregos. Na educação descobriu que os recursos das escolas são muito mais importantes para o futuro do mercado de trabalho dos alunos do que se pensava e por fim, que os salários de pessoas que nasceram em um país pode ser melhor do que dos imigrantes que tiveram que sair do seu país para outro.

Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens usaram metodologia para entender o efeito de um ano a mais nas escolas para os estudantes.

Segundo a Real Academia de Ciências da Suécia, “os economistas revolucionaram a pesquisa empírica nas ciências sociais e melhoraram significativamente a capacidade da comunidade de pesquisa de responder a perguntas de grande importância”.

O trabalho que foi desenvolvido tem sido amplamente adotado por pesquisadores que trabalham com dados.

Segundo o comitê, os economistas “demonstraram que muitas das grandes questões da sociedade podem ser respondidas”: “A solução deles é usar experimentos naturais — situações que surgem na vida real que se assemelham a experimentos aleatórios”. Essas são situações em que eventos fortuitos ou mudanças de política resultem em grupos de pessoas sendo tratados de forma diferente, em um caso que se assemelha aos ensaios clínicos em medicina.

Em coletiva de imprensa após a nomeação, Imbens afirmou ter ficado emocionado em compartilhar o prêmio com os seus pares. “Economia é uma disciplina interessante, porque é possível olhar para muitas perguntas sob ângulos diferentes. Em diferentes áreas, economistas conseguem desempenhar um papel relevante.”

Fonte: Mundo Sindical e InfoMoney

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria