Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Os trabalhadores metalúrgicos estão na base do desenvolvimento do país

Sérgio Butka - Presidente
No próximo dia 21 comemoramos uma das profissões mais antigas e importantes do mundo: a de metalúrgico. Desde a pré-história e ao longo dos séculos a história tem passado pelas mãos dos metalúrgicos, seja na fundição de moedas, dos instrumentos de trabalho, dos meios de transporte, na construção e desenvolvimento das cidades e da economia mundial.

No Brasil, a participação dos metalúrgicos na vida nacional se estendeu para além da economia. Organizados, os metalúrgicos tiveram um papel importante na construção dos direitos dos trabalhadores, da democracia e dos direitos humanos e sociais em nosso país, principalmente durante todo o século XX. Quando o país mais precisou, lá estavam os metalúrgicos colocando a serviço da nação o seu poder de organização.  Foi assim, durante a luta pela instituição da CLT nos anos 40, na luta contra a ditadura militar nos anos 70 e contra a famigerada política neoliberal do governo FHC, nos anos 90. O cume da nossa participação na vida do país se deu com a eleição de Lula para presidente em 2002. Saído dos metalúrgicos, Lula fez o melhor governo da história do Brasil, abrindo realmente à todos os brasileiros o caminho para a melhoria de vida através das suas políticas sociais, muitas delas geradas no seio do movimento sindical metalúrgico.

Além disso, atualmente, os metalúrgicos, principalmente os da Grande Curitiba, tem puxado as mobilizações pelas negociações salariais e de beneficios  do movimento sindical brasileiro. Os mais de 200 acordos anuais, tanto salariais , como de PLR que temos fechado por empresa, são referência para as negociações de outras categorias do Brasil.

Enfim, como se vê, o trabalhador metalúrgico está na base do desenvolvimento do nosso país e nada mais justo do que comemorar essa data tão especial junto com a família e os companheiros de luta do dia a dia. Esse é o objetivo principal da Metalfest. Esperamos você lá, companheiro!


Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.