Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Opinião

Sérgio Butka - Presidente

“Cenário é positivo! É hora de lutar e avançar!”

A largada da campanha salarial deste ano vem acompanhada de uma boa dose de otimismo. O cenário econômico do Brasil é positivo, repetindo o quadro dos últimos anos. Os avanços são evidentes. Mais de 90% das negociações salariais estão garantindo aumento real. Este é o maior índice já registrado desde 1996, ano em que o Dieese começou a monitorar os acordos.

Se a economia em geral vai bem, as montadoras vão melhor ainda. Renault, Volks e Volvo estão tendo altas em todas as áreas. Os níveis de produção, venda, exportação, investimento, ganhos e lucratividade estão batendo recordes. O ganho de produtividade também é muito grande. Há 10 anos, cada trabalhador de montadora produzia seis carros por ano, em média. Hoje, cada um produz 24 veículos. Em comparação com todos os setores econômicos, o setor das montadoras é o que concentra os maiores ganhos.

É justo, então, que o trabalhador lute e tenha a sua parte nestes ganhos. Esse é o mote da Campanha Salarial 2008. Mas, como sempre, essa luta não vai ser fácil. Neste ano a tendência é de que as empresas façam choradeira com a histeria da inflação. Mas nós não vamos entrar neste jogo. A inflação é pontual, restrita a alguns segmentos em específico, como o de alimentos, e tem que ser resolvida com o aumento da oferta de produtos nestes segmentos.

Além disso, a alta nos preços não afetou em absolutamente nada o lucro das montadoras. Pelo contrário. A produção das três está no limite. Volks, Renault e Volvo estão produzindo com capacidade máxima, bem diferente de três anos atrás, quando algumas estavam com nível de ociosidade maior que 50%.

Portanto, companheiro, as expectativas são positivas para este ano. Mas, como sempre, a conquista de um bom acordo vai depender da nossa mobilização. Por isso, contamos com você nesta luta! Participe das assembléias e venha, junto com o Sindicato, fazer parte desta batalha! O cenário é positivo! É hora de lutar e avançar!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.