Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Em um mês, dois metalúrgicos da Aethra Rocha Pombo perdem a mão no trabalho

SMC denunciou empresa a Superintendência Regional do Trabalho e exige que linha fique parada até que a segurança dos demais trabalhadores esteja garantida

A tristeza tomou conta hoje dos metalúrgicos da  Aethra Rocha Pombo, em São José dos Pinhais: um trabalhador de apenas 29 anos teve a mão decepada em uma das prensas da linha de produção da empresa. O que é de estarrecer é que a exatamente um mês atrás outro metalúrgico, de 21 anos, teve 4 dedos da mão também decepados na prensa da mesma linha de produção. Depois desse primeiro acidente, o Sindicato  mandou uma carta ao Ministério  do Trabalho denunciado a empresa e exigindo uma investigação na fábrica.

 Hoje, o SMC acompanhou um fiscal da Superintendência Regional do Trabalho do Paraná que foi identificar o que ocorreu. O SMC solicitou que o Ministério do Trabalho só libere a linha de produção  depois da emissão de um laudo preventivo de um engenheiro de segurança.

Hoje á tarde, o SMC vai se reunir com a empresa para exigir mais medidas de segurança e de prevenção na fábrica;  toda a assistência e garantia de estabilidade até a aposentadoria para os acidentados, além do pagamento de todo o tratamento médico e psicológico; estabilidade para os outros trabalhadores enquanto perdurar a interdição; A implantação urgente de dois delegados sindicais na empresa para auxiliar a Cipa na implantação e fiscalização de medidas de prevenção e segurança; o treinamento dos cipeiros da empresa pelos técnicos de segurança do Sindicato;







Caso contrário os trabalhadores irão para a porta de fábrica e poderão paralisar as atividades em protesto contra o descaso da empresa.







Acidentes de trabalho matam 5 mil por dia no mundo







Diariamente, mais de 960.000 trabalhadores sofrem algum dano a saúde devido a acidentes de trabalho e 5.330 morrem devido a doenças relacionadas ao trabalho. Segundo o último levantamento anual da Previdência Social, em 2009, somente no Paraná, foram registrados 53.487 casos. Na categoria metalúrgica o registro foi de 73.998 casos.  Dados alarmantes e que levantam a bandeira  sobre a necessidade de aumentar a conscientização sobre a necessidade da prevenção no ambiente do trabalho visando a garantia da saúde e segurança do trabalhador

SMC realiza cursos para cipeiros







Visando aumentar a a saúde e a segurança do trabalhador no local de trabalho, o SMC está sempre promovendo cursos de capacitação para os cipeiros das  empresas. Nos cursos, os participantes recebem instruções de como manter um ambiente de trabalho seguro, como auxiliar o trabalhador em caso de acidente e sobre a legislação que envolve o tema. Por isso, trabalhador e cipeiro, não perca tempo, procure o Sindicato para saber como participar e garanta a sua segurança e a dos companheiros.























Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.