Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Jovem

Imagem

Cursos SMC para associados e dependentes. Faça sua inscrição!

CURSOS PRESENCIAIS

 
Sempre pensando em oferecer melhores oportunidades para o associado e a associada do SMC, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba oferece gratuitamente cursos presenciais para aprimorar a qualificação profissional, adquirir mais conhecimento e alcançar crescimento profissional.
 
Os cursos oferecidos são: Inglês, Mecânica Básica e Programador de CNC. Podem ser realizados por todos os associados e associadas, além dos seus dependentes com idade acima de 16 anos.
 
Saiba mais sobre os cursos oferecidos
 
 
INGLÊS
 
 
  O curso tem carga horária de 400 horas , sendo composto por  100 horas do nível Elementary (antigo Básico 1),  100 horas  do nível Basic (antigo básico 2),  100 horas  do nível Intermediate (intermediário) e 100 horas do nível Advanced (avançado). (Em média 1 ano de duração - para turmas com aulas 3 vezes por semana).
 
 
Saiba mais sobre os módulos
 

MÓDULO 1 - Nível Elementary (antigo Básico 1):: Ao terminar este nível, o aluno consegue compreender e usar expressões comuns no dia-a-dia e frases bem básicas com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias da comunicação. Consegue se apresentar e também apresentar outras pessoas, fazer e responder perguntas pessoais tais como onde mora, falar sobre pessoas que conhece e sobre o que possui. Interage de modo bastante simples desde que a outra pessoa fale devagar e claramente.

 

MÓDULO 2 - Nível Basic (Antigo básico 2) NECESSÁRIO TESTE DE NIVELAMENTO: Ao terminar este nível, o aluno é capaz de  compreender sentenças e expressões frequentemente relacionadas às áreas de importância primária (por exemplo, informações pessoais e familiares básicas, fazer compras, descrever a geografia local, falar sobre seu trabalho). Consegue se comunicar em tarefas simples e rotineiras desde que estas requeiram uma troca simples e direta de informações sobre assuntos rotineiros e conhecidos. Consegue descrever em termos simples, aspectos de sua formação (background), o ambiente em que vive, e assuntos nas áreas de necessidade primária e imediata.

 

 MÓDULO 3 - Nível Intermediate (intermediário) NECESSÁRIO TESTE DE NIVELAMENTO: Após terminar este nível, o aluno consegue compreender os principais pontos em uma comunicação clara sobre assuntos de seu conhecimento normalmente encontrados na escola, trabalho, lazer, etc. Consegue lidar com a maioria das situações que possam surgir durante uma viagem ao país no qual o idioma é falado. Consegue produzir textos simples sobre temas que lhe sejam familiares ou de interesse pessoal. Consegue descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como dar breves razões e explicações para suas opiniões e planos.

 

 MÓDULO 4 - Nível Advanced (Avançado) - NECESSÁRIO TESTE DE NIVELAMENTOApós o término deste nível, o aluno é capaz de compreender as principais ideias de textos complexos tanto de tópicos concretos quando abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialização. Consegue interagir com um grau de fluência e espontaneidade que torna possível a interação regular com os falantes nativos do idioma sem que haja tensão mental de cada participante do ato comunicativo. Consegue produzir textos claros e detalhados sobre uma variada gama de assuntos e consegue explicar o ponto de vista de um tópico oferecendo as vantagens e desvantagens de vários pontos.

 

Inglês Conversation Class  (Módulo opicional - Pós Avançado) - Respondendo a pedidos dos associados, agora o SMC oferece  a turma de Conversação em Inglês - Conversation Class. Esta turma é indicada para quem já possui nível avançado em inglês e quer desenvolver ainda mais suas habilidades e conhecimentos.
 
 
TESTE DE NIVELAMENTO: Para todos os módulos (com exeção do módulo 1 - Elementary que é o módulo INICIAL) é necessária a realização do TESTE DE NIVELAMENTO - que é uma prova realizada com o conteúdo dos módulos anteriores para garantir que o aluno tem aquele nível de inglês e irá acompanhar a turma.
 
 
IMPORTANTE: A chamada para as turmas será realizada pelo e-mail cadastrado na ficha de inscrição. Fique atento aos seus spans e lixeira. Os alunos que farão teste de nivelamento também receberão por e-mail a data e conteúdo da prova.
 
 
 

Faça Aqui sua inscrição

 

 
MECÂNICA BÁSICA
 
O curso tem carga horária de 132 horas e conta com os módulos: Saúde e Segurança do Trabalho; Matemática Básica; Medição; Leitura e Interpretação de Desenho e Tecnologia de Materiais.
 

Saúde e Segurança do Trabalho:•O aluno é capacitado para atuar na prevenção de acidentes e apoiar no cuidado da saúde das pessoas em seu dia a dia nas organizações. Aprende sobre ações que buscam garantir a segurança e minimizar os riscos para os trabalhadores. Conteúdo: Acidente de trabalho (conceitos e custos), CIPA (competência e deveres), Relações de Trabalho, Contratos e Jornadas, Férias, Remuneração, Normas, FGTS, Estabilidade , Rescisão e Direitos.

 Matemática Básica:O módulo atualiza o profissional, tornando-o apto a executar, com precisão, cálculos básicos de matemática. Entre o conteúdo está:  Operações com números inteiros e decimais; Expressões numéricas; Potenciação e radiciação; Fração; Regra de três; Porcentagem; Sistema métrico decimal; Cálculo de perímetro; Cálculo de área e Ângulos.

Medição:Capacita o aluno para fazer medição industrial com instrumentos de controle dimensional e adquire noções de tolerância e interferência de elementos mecânicos, aprende a fazer medição angular e usar transferidores simples e universal. Conteúdo: Régua Graduada, Paquímetro Milimétrico, com frações decimais de polegada, com frações ordinárias de polegada, Micrômetro Milimétrico e em polegadas, Goniômetro.

Leitura e Interpretação de Desenho: O aluno é capacitado para ter conhecimento sobre: Linguagem de desenho, elementos comuns, tipos de linhas, as vistas do desenho técnico, distribuição das vistas, vistas auxiliares, dimensões e notações, escala, localização de cotas, dimensionamento de arcos, cilindros, espaços limitados, roscas, furos e ângulos. Linhas básicas de referência, tipos de roscas, superfícies trabalhadas, cortes, esboços.

Tecnologia de Materiais: Capacita para atuação no setor de projetos, controle de qualidade e inspeção de materiais: monitorar desde a seleção da matéria-prima, definição dos métodos de produção até a aplicação industrial, assim como qualifica e avalia o desempenho desses materiais. Conteúdo: Gusa, aço, propriedades, fornos, cobre, plástico, borracha, alumínio, níquel, magnésio, titânio, tratamento térmico, tratamento termoquímico, tratamento de superfícies, tintas, parâmetros de corte, classes de metal, tipos de lima, furadeiras, brocas.

 

Faça Aqui sua inscrição

 
Informação Importante
 
As turmas são fechadas de acordo com a demanda de procura pelo curso. Sendo assim, se você deseja realizar algum dos cursos em algum período que ainda não tenha uma turma, você pode realizar a inscrição da mesma maneira, apontando o local e período que deseja cursar. Ao completar o número mínimo de interessados, a turma será aberta. * Com exceção do curso de Programador de CNC que é oferecido apenas em Araucária.
 

 
PROGRAMADOR DE CNC
 
O curso tem carga horária de 115 horas econta com os módulos:. Saúde e Segurançano Trabalho;Trigonometria e Programador de CNC. Os participantes do curso estarão aptos a programar máquinas de CNC, realizar a leitura e interpretação de desenhos técnicos, operar e programar em software, atender ordens de serviços, acompanhar processos e monitorar máquinas em produção.
 
* Atenção: O curso é realizado em computadores que simulam a tela de programação de CNC.
 

Saúde e Segurança do Trabalho: O aluno é capacitado para atuar na prevenção de acidentes e apoiar no cuidado da saúde das pessoas em seu dia a dia nas organizações. Aprende sobre ações que buscam garantir a segurança e minimizar os riscos para os trabalhadores. Conteúdo: Acidente de trabalho (conceitos e custos), CIPA (competência e deveres), Relações de Trabalho, Contratos e Jornadas, Férias, Remuneração, Normas, FGTS, Estabilidade, Rescisão e Direitos.

Trigonometria: O aluno vai aprender os métodos de resolução dos triângulos, a investigar funções trigonométricas e os conceitos essenciais para qualquer profissional ligado à mecânica. Vai conhecer as origens históricas, as expressões analíticas e as formas gráficas para representar uma função, seja ela linear, quadrática, exponencial logarítmica ou trigonométrica, além de conhecer mais sobre o triângulo retângulo e as formas geométricas básicas.

Programação de CNC: Conteúdo: Introdução à programação; Elaboração de programas em CNC - Fresadora e Torno; Funções M; Funções G; Coordenadas absolutas e incrementais;  Esquadrejamento de peças; Usinagem de contornos externos em fresamento; Usinagem de cavidades, furação, rosqueamento. Usinagem externa e interna em torneamento; Digitação de programas e verificação por simulação gráfica.

 

Faça Aqui sua inscrição

 

 
 
 

MAIS INFORMAÇÕES:

Pelo telefone 3219-6407 ou pelo e-mail duda@simec.com.br 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.