Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Assembléia aprova estabilidade aos três mil que ficaram na Bosch e indenização aos 826 demitidos

Acabou na manhã desta quarta-feira, dia 1º, a paralisação dos cerca de três mil metalúrgicos da Bosch iniciada na última segunda. Assembléia com aproximadamente 1,5 mil trabalhadores aprovou a proposta apresentada pela empresa ao Sindicato, ontem, no final do dia. Os 826 demitidos vão receber as seguintes indenizações: dois salários-base para quem tinha até 15 anos de empresa; 2,5 salários-base para quem tinha até 20 anos e três salários para aqueles que têm mais de 20 anos. O valor da indenização será pago três dias após a rescisão de contrato dos dispensados. Aos três mil que continuam empregados, ficou garantida estabilidade de três meses. A Bosch também se comprometeu a rever as demissões irregulares de trabalhadores vítimas de doença ocupacional ou em vias de se aposentar.

Houve avanço em relação à primeira proposta da Bosch. Na primeira reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no dia 24, a Bosch propôs apenas indenização de meio salário-base para quem tinha até cinco anos de empresa, um salário-base para os empregados de cinco a dez anos; 1,5 salário-base para empregados de dez a 15 anos e dois salários-base para quem estava na Bosch há mais de 20 anos. Além de o valor ser menor, não havia compromisso de rever as demissões irregulares de vítimas de doenças ocupacionais e de trabalhadores em vias de se aposentar. Também não havia garantia nenhuma aos três mil que continuam empregados.

Audiência

Hoje quarta-feira, às 14h30, ocorre a segunda audiência de conciliação no Ministério Público do Trabalho. Amanhã, às 9h, acontece e terceira audiência no Tribunal Regional do Trabalho. 

Clique aqui e veja a galeria de fotos da assembléia de hoje na Bosch. E logo abaixo, a vídeo-reportagem da Metal TV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.