Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná é vice-campeão na geração de empregos industriais

A indústria brasileira há cinco anos não crescia como agora, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mercado de trabalho, a expansão representa um incremento de 153% no número de vagas criadas. Em julho, foram abertas 883 vagas contra as 349 do ano passado, conforme os dados do levantamento de mercado da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

O Paraná no ranking nacional, ficou em segundo lugar, com 18% (158) do total de vagas abertas pelo setor industrial, segundo os dados da pesquis feita pela CNI. À frente ficou apenas São Paulo, com 44%.

Dados da CNI mostram que o setor industrial registrou neste ano o melhor primeiro semestre dos últimos cinco anos. O faturamento real do setor subiu 8,4% e as horas trabalhadas na produção, 5,9% na comparação com o mesmo período de 2007 na série sem os efeitos sazonais.

A ocupação dessas vagas, no entanto, ainda é um impasse para muitas empresas. “Faltam pessoas qualificadas para atender a demanda do mercado. Porém, quando o profissional é bom, está atualizado e em sintonia com o mercado, ele se destaca e muitos conseguem escolher em qual empresa querem trabalhar”, afirma Hélio Terra, Presidente da Manager.

Dados do Sistema Público de Emprego do Paraná, aponta que menos da metade da vagas oferecidas ao mercado são aproveitadas em função da baixa qualificação e escolaridade dos candidatos.

A pesquisa da Manager é realizada nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, da Bahia, do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Dentre esses, os que mais se destacaram em julho foram São Paulo, com 44% das vagas, sendo 12% dessas em Campinas e 7% em São José dos Campos; Paraná, com 18%; Rio de Janeiro, também com 17%; Minas Gerais, com 7%; Rio Grande do Sul e Bahia, ambos também com 7% das vagas.

A hierarquia das vagas foi dividida entre: executivos/diretoria, com 21,13% das vagas; média gerência, com 45,52%; e os técnicos, analistas e assistentes, com 33,35%. 

Fonte: Bem Paraná

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.