Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Edison Lobão deve virar ministro na próxima quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula deverá oficializar a indicação do senador Edison Lobão (PMDB/MA) para o Ministério de Minas e Energia em reunião com a cúpula peemedebista marcada para quinta-feira da próxima semana.

Lula convidou o principal padrinho político de Lobão, o senador José Sarney (PMDB/AP), para uma reunião no Planalto. Deverão participar do encontro o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP); o líder do Governo no Senado, Romero Jucá (PMDB/RR); e a senadora Roseana Sarney (PMDB/MA). O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, também deverá estar presente.

Hoje estava previsto um encontro de Lula às 10h com o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, para ser comunicado da decisão. Hubner foi convocado para a reunião desta quinta-feira (03).

A indicação de Lobão faz parte de um acordo do grupo de Sarney com a ala de Temer, que fazia oposição a Lula no primeiro mandato (2003-2006).

O grupo de Temer bancou a candidatura de Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN) à presidência do Senado em troca do apoio ao pleito de Sarney em favor de Lobão. Sarney também era o padrinho do ex-ministro Silas Rondeau, que caiu após ter seu nome envolvido na Operação Navalha. Nos bastidores, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) tem bombardeado Lobão. Mas, diante destes padrinhos e do acordo com a cúpula do PMDB, para Lobão ser confirmado ministro só falta a solenidade de posse.

Perfil

Lobão está no exercício do 2º mandato, maranhense, advogado e jornalista. Amigo pessoal de José Sarney foi deputado federal (1979-83 e 83-87), vice-líder da Arena e do PDS e, ainda, governador do estado do Maranhão (1991-94).  Em sua trajetória política, iniciada durante a ditadura militar, sempre apoiou a situação, caracterizando-se como um parlamentar governista.

Na Constituinte, presidiu a importante Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária, ajudando ao Centrão e à UDR a derrotarem o relatório de Oswaldo Lima Filho (PMDB), que garantia a reforma agrária. Atual vice-líder do PFL no Senado é muito ativo no plenário e notadamente na Comissão de Constituição e Justiça. Autodefine-se liberal. Conservador foi contra o movimento das "Diretas Já". É de centro-direita.

Com a nomeação de Lobão para o ministério, assume seu lugar no Senado, o suplente Remi Ribeiro Oliveira, que é presidente em exercício do PMDB maranhense.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.