Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Alimentos mantêm desaceleração mas inflação semanal vai a 0,35%, diz Fipe

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) interrompeu a seqüência de quedas que vinha registrando desde o início de junho e teve ligeira alta, indo para 0,35%, contra 0,34% na terceira quadrissemana de agosto --30 dias até 23/08--, segundo dados divulgados nesta quarta-feira.

O índice começou a cair na segunda quadrissemana de junho, quando ficou em 1,26%, desacelerando em relação ao 1,30% de alta de uma semana antes. Na divulgação de hoje, os preços dos alimentos apresentaram deflação de 0,20% --a primeira desde a terceira semana de março deste ano, quando o indicador ficou em -0,03%, e o menor índice desde a segunda semana de julho de 2006, quando ficou em -0,40%.

Entenda a diferença entre os principais índices de inflação

Os preços na categoria Habitação mantiveram a aceleração, subindo 0,67%, contra 0,25% uma semana antes. Foi o maior índice desde a segunda semana de junho, quando a alta foi de 0,69%. Na categoria Despesas Pessoais os preços subiram 0,70%, contra 0,71% na semana passada. Os preços da categoria Vestuário voltaram a ceder, com alta de 0,13%, contra 0,16% na divulgação anterior.

Os preços na categoria Educação tiveram variação positiva de 0,09%, contra 0,4% uma semana antes.

Já na categoria Transportes, os preços caíram de alta de 0,35% para uma de 0,30%. Nos preços na categoria Saúde houve variação para baixo, passando de alta de 0,58% para uma de 0,49%.

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda de 1 até 20 salários mínimos. Na pesquisa, são feitas cerca de 110 mil tomadas de preços.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.