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Comércio prevê alta de 4% nas vendas do Dia dos Pais

São Paulo - A crise econômica não deve fazer com que os consumidores brasileiros abram mão do presente para o Dia dos Pais. De acordo com previsão de economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a venda de presentes para a data comemorativa deve registrar um incremento de 3% a 4% em relação ao mesmo período do ano passado. “O aumento deve ficar nessa margem de crescimento se avaliarmos a alta nas vendas em junho e a intenção dos consumidores em gastar mais na compra de presentes este ano”, comenta Emílio Alfieri, economista da associação.

A avaliação da ACSP baseia-se em duas pesquisas promovidas pela entidade em parceria com o instituto Ipsos. A primeira revela que em junho as vendas a prazo tiveram crescimento de 12,1% na primeira quinzena do mês em relação ao mesmo período de maio. O levantamento ainda mostra que as compras à vista também apresentaram tendência de alta, com salto de 3,9% no mesmo período de análise.

A segunda pesquisa refere-se a levantamento divulgado ontem pela instituição que mostra aumento de R$ 60 para R$ 70 no valor médio que o consumidor pretende gastar no presente para o Dia dos Pais, na comparação entre 2008 e 2009. De acordo com Alfieri, a intenção do consumidor em comprar um presente mais caro caminha em direção semelhante a outros produtos que tiveram alta nas vendas desde o início do ano.

Segundo o economista, o temor do consumidor em perder o emprego em decorrência dos efeitos da crise fez com que a compra a prazo se tornasse negócio de risco, contribuindo para o crescimento das compras à vista. “O presente do Dia dos Pais não costuma ser caro, sendo comprado à vista. A maior parte dos produtos que têm tradição de ser comprados à vista tem apresentado alta nas vendas este ano”, explica. “O consumidor não sabe como será o dia de amanhã. É melhor gastar agora do que deixar tudo para depois”, completa.

A tese do economista é comprovada por dados da pesquisa da ACSP, que abordou mil pessoas em nove regiões metropolitanas do Brasil. Ela aponta a intenção de 90% dos consumidores em comprar produtos à vista. A porcentagem daqueles que presentearão seus pais com livros, pagando à vista, chega a 100%. Dos produtos mais almejados pelos consumidores, o setor de vestuário e calçados segue liderando o ranking de presentes (56%), seguido por perfumes e cosméticos (8%) e relógios (5%).

Fonte: Gazeta Online

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