Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Jucá diz que Sarney não disputará presidência do Senado

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), garantiu nesta segunda-feira que o senador José Sarney (PMDB-AP) não disputará as eleições para a presidência da Casa Legislativa. Jucá disse que Sarney não aceitou o convite de alguns peemedebistas para ser o indicado do partido à vaga de Renan Calheiros (PMDB-AL), mesmo com apelos para que entre na disputa.

"O senador Sarney não é candidato. Ele declinou mesmo com a maioria dos pedidos a ele. Mas será um eleitor importante na votação", afirmou. O líder disse acreditar que até amanhã o PMDB escolherá um candidato único para indicar à presidência do Senado.

Jucá afirmou que não haverá um "racha" na legenda em meio à disputa pelo comando da Casa Legislativa, mesmo com o lançamento de pelo menos quatro candidatos peemedebistas na disputa. Os senadores Garibaldi Alves (RN), Neuto de Conto (SC), Valter Pereira (MS) e Leomar Quitanilha (TO) apresentaram seus nomes para concorrer ao cargo. Um grupo suprapartidário de senadores também lançou a candidatura do senador Pedro Simon (RS), mas o peemedebista afirma que só entrará na disputa se o partido lançar o seu nome oficialmente. Sarney, por sua vez, estaria correndo por fora na disputa com o apoio do Palácio do Planalto --embora negue a disposição em concorrer ao cargo.

Desistências Entre os candidatos, é unânime a postura de que Sarney será eleito por aclamação no PMDB como candidato único para a presidência do Senado se oficializar sua candidatura. Como ex-presidente da República, o senador teria apoio suficiente para ser escolhido novo presidente da Casa --mesmo com resistência de parlamentares da oposição ao seu nome.

Garibaldi, Conto e Pereira já adiantaram que, se Sarney for candidato, poderão abrir mão da disputa em nome do peemedebista. Quintanilha, por sua vez, também estaria disposto a retirar a candidatura se o nome de Sarney for oficializado --já que o peemedebista é um dos principais aliados de Renan e Sarney na Casa Legislativa.

"Eu posso até desistir pelo que a candidatura dele [José Sarney] representa, desestabilizando o quadro. Não é só apreço ao nome dele. É uma questão matemática. Mas eu continuo acreditando na palavra dele que não vai ser candidato", disse Garibaldi.

Fonte: Correio Web

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.