Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Janeiro é um dos melhores meses para procurar emprego

Você com certeza já ouviu aquela máxima: ''No Brasil, o ano só começa depois do Carnaval.'' Isso pode ter sido verdade durante muito tempo, considerando que janeiro coincide com férias escolares - e de muitos profissionais que optam pelo descanso na mesma época dos filhos - e que fevereiro é um mês de expectativa para a festa mais querida pelos brasileiros. Assim, o ano só ia ''começar mesmo'' lá para meados de março.

Diante disso, inúmeras pessoas interessadas em novas oportunidades profissionais começam a procurar emprego apenas no segundo trimestre do ano, pois julgam que suas chances de sucesso serão maiores após o Carnaval. Grande engano. Poucos se dão conta que janeiro, fevereiro e março são os melhores meses para conseguir um novo emprego.

O final do ano, em especial dezembro, é aquecido pelas vagas temporárias, principalmente na indústria e no comércio. Mas as empresas já estão com seus orçamentos no fim, com pouco dinheiro para contratações, e o foco está voltado para o planejamento do novo ano. Passado o réveillon, as empresas saem em busca de mão-de-obra.

''Janeiro marca o início de um novo ano fiscal para as empresas, que estão com os orçamentos renovados e têm mais verbas para contratar pessoas. Além disso, é agora que muitas empresas começam a preencher suas vagas tendo em vista o planejamento e as metas previstas para o ano que está começando'', explica o diretor-geral da Catho Online, Adriano Arruda, especialista em mercado de trabalho.

Outra boa notícia para quem procura emprego: o momento do País contribui positivamente para esse aquecimento do mercado. ''O cenário é altamente favorável e o clima é de otimismo, com boas expectativas para 2008. A maioria das empresas prevê crescimento, o que reflete diretamente na abertura de vagas e na contratação de mão-de-obra'', acrescenta Arruda.

''Quem acredita que 'o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval' está perdendo excelentes chances. Além disso, quem está em busca de emprego não pode esperar, tem de começar a procurar imediatamente'', observa o diretor-geral.

Currículo

Arruda lembra que a procura de um novo emprego, em si, já é um trabalho. ''É necessário focar nisso, pelo menos oito horas por dia, com método, disciplina e persistência.''

Elaborar um bom currículo é a primeira tarefa na busca. ''Essa é a ferramenta que gera entrevistas de emprego para um profissional. Por isso, o currículo tem de estar claro, conciso e muito bem escrito - sem erros de português. Com um bom CV em mãos, o profissional precisa divulgá-lo da forma mais amplificada possível'', ensina Arruda.

Nessa hora é necessário usar de todas as ferramentas possíveis. ''O profissional tem de utilizar todos os recursos disponíveis: sites de anúncios de currículos e vagas de empregos, sites das próprias empresas, classificados de jornais e revistas, comunidades na internet, murais de vagas em escolas e faculdades... Vale tudo!''

O profissional jamais deve esquecer da sua rede de contatos e relacionamentos. ''Ela é fundamental para quem busca novas oportunidades. Muitas vezes, um amigo, um ex-colega de trabalho, um professor ou mesmo um parente sabe de alguma vaga aberta em determinada empresa. Se ele souber que você está em busca de emprego, a indicação será natural'', explica o especialista.

Fonte: Folha de Londrina

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.