Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Anfavea prevê melhor março da história em vendas

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, disse hoje que março deve ser um dos melhores meses, se não o melhor, da história para a venda de automóveis no mercado interno. "A expectativa é de que tenhamos um dos melhores meses da história. Talvez o melhor mês da história", disse.

Segundo Schneider, isso deve ocorrer devido à antecipação das compras pelo consumidor para aproveitar as alíquotas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que acabam no fim do mês. Além disso, março terá um grande número de dias úteis, o que deve colaborar para a obtenção da marca.

Schneider voltou a recomendar aos consumidores que antecipem a compra de veículos para o início deste mês. "Não deixem para comprar nos últimos dias do mês. Vão antes à concessionária porque a expectativa é de que tenhamos um grande afluxo nas lojas", afirmou. "Tomem sua decisão antes para eventualmente não ficarem restritos em suas opções de compra."

De acordo com Schneider, a indústria automotiva se preparou para atender a essa demanda elevada aumentando os estoques nas fábricas e nas concessionárias. O estoque total de veículos na indústria e nas concessionárias em fevereiro ficou em 35 dias, com 256.705 unidades. Segundo ele, o estoque normal costuma ficar em cerca de 30 dias. Schneider já espera redução das vendas em abril e possivelmente também maio, mas não estimou o volume de queda. O repasse do aumento das alíquotas de IPI, afirmou, será uma decisão de cada montadora.

Na última terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou durante reunião com executivos do setor que a indústria automobilística deve fechar março com vendas de 310 mil unidades. Schneider evitou fazer uma projeção sobre as vendas neste mês, mas brincou sobre a estimativa de Mantega. "Já temos um número na mesa. Vamos ver se chegamos a isso. Se foi o ministro que fez a projeção, quem sou eu para duvidar?"

As vendas de veículos em fevereiro foram as maiores da história para o mês (221 mil unidades). O primeiro bimestre também registrou a maior quantidade de licenciamentos para este período do ano (434,3 mil unidades). Já a produção de veículos no bimestre foi a segunda melhor para o período (499,5 mil unidades). O resultado só foi inferior ao do primeiro bimestre de 2008, cuja produção atingiu 507 mil unidades.

"Fundamentalmente o que se vê é um crescimento da economia brasileira. Temos um PIB projetado entre 5,5% e 6% para este ano e um crescimento do emprego e da massa salarial. Tudo isso, junto com o crescimento da confiança, torna o nosso mercado maior e nossa condição de venda mais fácil", afirmou.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.