Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Crea-PR faz fiscalização para o carnaval

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agonomia do Paraná (Crea-PR) estão verificando, em todo o Estado, as condições das estruturas montadas para o Carnaval nas cidades que concentrarão as principais festas. De acordo com o conselho, em locais onde a festa contempla estruturas metálicas, como palcos e arquibancadas, e instalações elétricas temporárias, como iluminação e som, é obrigatório apresentação de um documento assinado por responsável técnico devidamente habilitado. A documentação atesta responsabilidade sobre a segurança das montagens.

Em Curitiba, a primeira verificação das estruturas do Carnaval de rua aconteceu na sexta-feira passada, quando a fiscalização do Crea, junto com Corpo de Bombeiros e a Comissão de Segurança de Edificações do Estado (Cosed), verificou irregularidades nas instalações da arquibancada. “Foram detectados problemas em soldas, corrosão acentuada em alguns pontos da estrutura e falta de corrimão em vários pontos de acesso”, aponta o gerente regional do Crea em Curitiba Mário Guelbert. Os fiscais exigiram a adequação das montagens e, hoje, retornam à Avenida Cândido de Abreu para verificar se as modificações foram feitas.

Interior

Em Tibagi, nos Campos Gerais, os fiscais vistoriaram ontem as instalações para o Carnaval de rua, na Praça Edmundo Mercer. Acompanhados do Corpo de Bombeiros, eles verificaram o palco e as instalações elétricas montadas para o evento. Este ano, o Carnaval em Tibagi não terá arquibancada. em 2006, a estrutura montada para o evento desabou, deixando 35 pessoas feridas. “Esse é o perigo de não haver um laudo atestando a responsabilidade técnica sobre a montagem. Naquele ano, verificamos que as arquibancadas haviam sido feitas por uma pessoa física, sem formação profissional adequada”, afirma o gerente regional do Crea em Ponta Grossa, Vander Moreno.

Dessa vez, entretanto, ele garante que toda a documentação apresentada pela prefeitura para o evento está correta. “Daí a importância dessa fiscalização preventiva, já que ela leva a organização a só contratar empresas ou pessoas habilitadas, garantindo a segurança.” No município, que congrega o maior carnaval dos Campos Gerais, a expectativa da prefeitura é que 60 mil pessoas participem da festa. As gerências regionais do Crea verificarão ainda as instalações montadas para o carnaval de Londrina e Maringá.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.