Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Centrais sindicais não aceitam propostas do Governo

As centrais sindicais reuniram-se com o secretário de Relações do Trabalho, Luiz Antônio Medeiros, para tratar das medidas que o governo pretende implementar no que diz respeito à sustentação financeira das entidades sindicais e à organização sindical. Segundo o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes, a reunião foi importante porque as centrais, de forma unitária, repeliram a proposta de substituir a contribuição sindical pela contribuição negocial.

“As centrais deixaram claro que não aceitam qualquer mudança que coloque em risco a sustentação financeira do movimento sindical”, diz ele. “Somos contra a contribuição negocial em substituição à contribuição sindical porque, mesmo ela sendo aprovada em assembléia, pode ser impedida pelas empresas. Será uma forma de o patronato pôr a faca no pescoço do movimento sindical”, diz ele.

Outra hipótese levantada por Wagner Gomes é a de a assembléia não aprovar a contribuição negocial. “Neste caso, como fica essa contribuição?”, indaga. O presidente da CTB diz que os sindicatos não podem abrir mão da arrecadação caso não haja acordo em assembléia. “Os sindicatos mais fracos, por exemplo, serão levados a fazer acordos desvantajosos para ter a garantia da contribuição negocial”, afirma.

Sobre as mudanças na CLT, Wagner Gomes diz que as centrais também foram unânimes: “Dissemos que não aceitamos as mudanças propostas porque elas mexem na estrutura sindical, um assunto que precisa de um debate profundo”.

Fonte: CTB

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.