Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Indústria inverte tendência de desaceleração em maio

A indústria paranaense inverteu, em maio deste ano, a tendência de desaceleração que se evidenciava nos meses anteriores, e aponta para um bom patamar de crescimento em 2011.

Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (5) pelo departamento econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em maio as vendas industriais aumentaram 8,35% na comparação com abril. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o resultado foi 10,2% superior ao registrado no mesmo período de 2010, considerado recorde na série histórica iniciada em 1986.

Este índice também interrompe a tendência de desaceleração da atividade industrial no Estado. Quando comparados com 2010, os resultados acumulados dos primeiros meses de 2011 apresentavam crescimento decrescente, marcando 10,81% até março e 9,68% até abril.

Segundo o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, os bons resultados de maio são consequência da performance positiva observada em 16 dos 18 gêneros pesquisados, entre eles dois dos três gêneros de maior participação relativa na indústria paranaense: Refino de Petróleo e Produção de Álcool (+3,27%) e Alimentos e Bebidas (+12,85%).

Dentre os setores industriais que mais cresceram em maio destacam-se Couros e Calçados (+39,66%); Produtos Químicos (+23,36%), que teve alta em função do início das vendas de adubos e fertilizantes, e Madeira (+22,70%).

No outro extremo, as maiores quedas de maio foram registradas nos setores de Borracha e Plásticos (-10,29%) e Veículos Automotores (- 4,28%), este último impactado pelas greves ocorridas no período.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2011, 11 dos 18 gêneros pesquisados apresentaram resultados positivos, com destaque para Vestuário (+26,49%), Veículos Automotores (+17,62%) e Metalúrgica Básica (+14,44%).

Para efeito de comparação, no mesmo período os três gêneros com maiores reduções foram: Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (-30,93%), Têxteis (-18,78%) e Material Eletrônico e de Comunicações (-14,57%).

Emprego

Em maio, o nível de emprego apresentou alta de 0,66%, com resultados positivos em dez dos dezoito gêneros pesquisados pela Fiep, sendo que o emprego diretamente ligado à produção subiu 0,34%. O resultado acumulado durante os cinco primeiros meses de 2011 contra igual período de 2010 apresentou incremento de 5,35%, sendo 3,46% apenas no pessoal empregado na produção.

O setor que registrou o maior aumento no emprego durante o mês de maio foi Refino de Petróleo e Produção de Álcool, que teve alta de +2,25% devido à variação decorrente das contratações para colheita da safra da cana-de-açúcar. Na outra ponta o setor que apresentou a maior queda no nível de emprego em maio foi o de Vestuários, que marcou – 3,65% com o fim da produção da moda outono-inverno.

Fonte: Parana Online/FIEP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.