Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Ipea: Melhora a qualidade do desenvolvimento brasileiro

A média geral do Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD) em agosto ficou em 282,94 pontos, o que significa 5,72 pontos a mais daquilo que foi registrado no índice anterior, referente a julho. A divulgação do IQD foi feita nesta terça-feira (1º/11), durante coletiva pública realizada na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, pelos assessores técnicos da Presidência do Instituto, Lucas Ferraz Vasconcelos e Sandro Sacchet de Carvalho.

Vasconcelos afirmou que a pontuação geral ainda classifica a qualidade do desenvolvimento brasileiro como instável e ressaltou que o objetivo do índice é mensurar o quanto esse crescimento é sustentável e gera bem-estar para a população.

Sacchet destacou que o estudo fornece subsídios para a discussão a respeito da sustentabilidade econômica do país. "É uma ferramenta para discutir quais caminhos o desenvolvimento brasileiro percorre e para estudar correções na sua trajetória".

A melhora do índice foi alavancada, segundo Sacchet, pelos subíndices de crescimento econômico (de 268,07 para 277,91 pontos) e de inserção externa (de 236,48 para 243,24 pontos), principalmente o primeiro. O subíndice de bem-estar permaneceu estável em relação a julho: 342,59 pontos.

O assessor da Presidência do Ipea alertou para o fato de que o item de preservação do meio ambiente foi menor do que deveria em agosto, o que prejudicou o desempenho do subíndice de crescimento econômico.

Fonte: Portal do Ipea

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.