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Importado da Índia, Duster custa R$ 29 mil na Inglaterra. Aqui começa em R$ 51,8 mil.

A Dacia, subsidiária de carros de baixo custo da Renault, faz esta semana o pré-lançamento na Inglaterra do utilitário esportivo Duster, que chama de “chocantemente acessível”. Não é para menos: a versão mais barata sairá por 8.995 libras, cerca de R$ 29.144 ao câmbio de R$ 3,24. A título de comparação, no Brasil o preço de entrada do Duster feito em São José dos Pinhais (PR) é de R$ 51,8 mil, ou 77,7% mais caro do que o modelo vendido aos ingleses, que é importado da fábrica da Renault em Chennai, na Índia.
 
A carga tributária sobre automóveis no Brasil é o dobro do que a aplicada no Reino Unido. Contudo, tamanha diferença no preço final não se explica somente pelos tributos. Ao se retirar todos os impostos de um Duster vendido no Brasil, em torno de 30% (sem considerar a atual redução de IPI), o valor do modelo de entrada desceria para R$ 36 mil, ainda assim impressionantes 48% mais caro do que um Duster sem a incidência de 16,7% das tarifas aplicadas na Inglaterra, que ficaria em R$ 24,3 mil.

Mais um detalhe: o Duster vendido aos ingleses, desde o modelo mais básico com motor 1.6 a gasolina, vem com ABS (sistema antitravamento de freios), assistência eletrônica de frenagem de emergência e airbags frontais. Já o Duster brasileiro de entrada não oferece esses itens de segurança ativa nem como opcionais – se quiser ter airbag duplo o cliente tem de comprar a versão 1.6 Expression por R$ 54,1 mil, e para ter ABS e airbags é preciso comprar o 1.6 Dynamique, com preço de R$ 58,1 mil, segundo pesquisa do Datafolha Veículos.

Na Inglaterra a Dacia também vai oferecer o SUV com tração nas quatro rodas mais barato do mercado, que com motor 1.6 a gasolina começa em 10.995 libras (R$ 35.623), enquanto a versão topo de linha, que usa motor diesel 1.5, será vendida por 14.995 libras (R$ 48.584). No Brasil, o Duster 4x4 só é vendido com motor a gasolina 2.0, por R$ 66,1 mil.

O Dacia Duster fabricado na Romênia é vendido desde 2010 na Europa com preço começando em € 11,9 mil (R$ 30,8 mil). O bom custo-benefício atraiu milhares de consumidores e em alguns países, como Portugal, houve filas de espera de seis meses para comprar um SUV barato, que em abril ultrapassou a marca de 300 mil unidades vendidas no mundo todo – 22,3 mil só no Brasil desde o lançamento em outubro de 2011 até maio passado. A Renault esperou o início da produção na Índia para vender o carro no Reino Unido porque na fábrica indiana o Duster já é montado com a direção do lado direito, na “mão inglesa”.

Após atravessar o oceano e pagar todas as tarifas, o Duster indiano chega à Inglaterra muito mais barato do que seu similar brasileiro. É indiscutível que os custos de produção na Índia e os impostos na Inglaterra são bem menores do que os do Brasil. Mas a diferença de preço de quase 50% (retirando-se da conta os impostos daqui e de lá) só se explica pela falta de concorrência do mercado brasileiro, onde são vendidos os piores carros mais caros do mundo, que oferecem pouco em relação ao que custam.

Fonte: Automotive Business
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