Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

São Paulo (SP): Sindicalistas iniciam hoje campanha pela correção do FGTS

Perdas chegam a 88,3% devido a correção errada nas contas

Sindicalistas da Central vão realizar uma panfletagem no Viaduto do Chá hoje (dia 7), às 10 horas. Os dirigentes vão distribuir jornais e panfletos explicando à população que todos os trabalhadores com carteira assinada estão com menos dinheiro na conta do FGTS do que têm direito.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, disse que é preciso esclarecer o trabalhador que ele está sendo prejudicado por um planejamento feito pelo governo. Desde 1999, os trabalhadores perderam 88,3%. Vale ressaltar que as perdas são resultado da manipulação da TR (Taxa de Referência), que incide no cálculo do FGTS.

Paulinho também estará no local para explicar que a remuneração das contas do Fundo segue uma fórmula: Taxa Referencial (TR) mais juros de 3% ano. Como o governo vem  reduzindo aos poucos a correção da TR – até chegar a zero em setembro do ano passado –, o reajuste das contas do Fundo também diminuiu. O resultado é que o trabalhador está sendo tungado.

Veja o que aconteceu:

• No ano 2000 a inflação foi de 5,27%, e o governo aplicou 2,09% nas contas;
• Em 2005 a inflação foi de 5,05%, e aplicaram 2,83% nas contas;
• Em 2009 a inflação foi de 4,11%, e as contas receberam só 0,7%;
• Desde setembro de 2012 a correção das contas tem sido de 0%.

Fonte: Força Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.