Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Lula defende mudanças no FMI e no Banco Mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou pronunciamento de cerca de cinco minutos para ser apresentado na abertura da reunião da Governança Progressiva, em Londres, no próximo domingo (06). Nele, defende a importância de organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial serem aperfeiçoados para que se tornem mais representativos e promovam o desenvolvimento sustentado. Segundo Lula, essas instituições devem criar mecanismos para evitar que crises econômicas como a atual voltem a acontecer, prejudicando países em desenvolvimento.

Lula diz que a cúpula começa exatamente quando há "distúrbios financeiros" que poderão ter desdobramentos sociais. O presidente critica os "neoliberais do passado" que defendiam o atual modelo econômico "de forma arrogante" e ressalta que, por isso, esses países estão sendo atingidos pela "tempestade especulativa que eles mesmos criaram".

O pronunciamento foi feito a pedido do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, e gravado na tarde desta quarta-feira (02). Lula fala sobre o bom momento da América Latina e defende que se dê mais um passo na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele ainda convoca a comunidade mundial a trabalhar pela preservação do planeta e diz que o Brasil faz sua parte ao desenvolver os biocombustíveis.

Fonte: Agência Estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.