Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Mantega recua e evita confronto sobre alta do juro

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (3) que o Banco Central (BC) tem autonomia para definir a taxa de juros e minimizou o debate interno para tentar impedir que o BC eleve a taxa Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), nos dias 15 e 16 deste mês. “Não vejo onde está esta discussão de juros dentro do governo”, disse, em relação à polêmica sobre a decisão do Copom.

“Sempre que me perguntam sobre juros, digo que é atribuição do Banco Central. O Copom tem autonomia para avaliar a questão dos juros”, disse o ministro em um claro recuo em relação às tentativas das últimas semanas de reunir argumentos para impedir uma alta da Selic este mês.

Mantega afirmou que o governo não discute uma mudança de rumo na política econômica, não pensa em elevar o superávit primário fiscal (economia para o pagamento dos juros da dívida) e nega que ele seja o patrocinador da idéia “ruim” de instituir uma meta cambial para conter a valorização do real em relação ao dólar.

Fonte: Agência Estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.