Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Segundo Serasa, 48% dos empresários prevêem alta da inflação

A alta na inflação faz parte da expectativa de 48% dos empresários do País. Segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial, no ano passado, 42% apostavam na elevação em 2007 e 39% em 2006. Entre os mais de mil executivos ouvidos no levantamento, o comércio mostrou ser o setor mais pessimista, com 52% dos empresários do segmento esperando aumento da inflação, seguido por serviços (48%), indústria (43%) e instituições financeiras (41%).

Para o segundo trimestre, 44% das empresas apostam na estabilidade da taxa de inflação. A indústria (50%) é a que mais acredita na manutenção para o período, seguida pelas instituições financeiras (47%) e pelo comércio e serviços, ambos com 43%.

Faturamento

Segundo a pesquisa, 80% dos empresários esperam alta do faturamento em sua empresa em 2008. Outros 16% esperam estabilidade e apenas 4% prevêem queda. Para o ano, 81% dos empresários do comércio esperam elevação do faturamento, seguidos pela indústria (80%) e pelo setor de serviços (77%). As perspectivas de crescimento do faturamento são mais evidentes nas empresas de médio e grande portes, com 84% e 82% delas, respectivamente, aguardando alta no ano. Nas pequenas empresas este porcentual é de 77%.

Investimento

Para 2008, 58% dos empresários entrevistados planejam elevar seus investimentos, 35% deles pretendem mantê-los nos patamares atuais e 7% esperam reduzi-los. As instituições financeiras são as que mais investirão, com 74%.

Indicadores

Para 72% dos empresários entrevistados, o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá em 2008 em relação ao ano passado. Para 2009, 69% esperam o crescimento da economia brasileira em relação a este ano, enquanto 28% acreditam na estabilidade.

A expectativa em relação à cotação do dólar frente ao real, para 72% dos entrevistados, é de queda para o segundo trimestre. Para o ano, 44% apostam em queda e 30% acreditam em manutenção.

Em relação à taxa básica de juros da economia, 44% dos executivos apostam em sua manutenção para o 2º trimestre, e 39% prevêem o mesmo para 2008.

Emprego

Segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial, mais da metade dos empresários (57%), espera recuo do desemprego no segundo trimestre de 2008. Quanto à renda do brasileiro, 57% dos entrevistados apostam em crescimento, contra 32% que enxergam estabilidade.

Fonte: Agência Estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.