Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

MPT processa a Petrobras para cumprir direitos de deficientes

Brasília - O Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pelo procurador Carlos Eduardo Carvalho Brisolla, foi à Justiça Trabalhista para que a Petrobras garanta adaptação de jornada e rotina a trabalhadores com deficiência ou que tenham cônjuges ou dependentes com deficiência.
O objetivo do órgão ministerial é que seja instituído comissão ou órgão interno válido em todo o País, que avalie e apresente soluções concretas para as especificidades de cada caso, sem a imposição de redução de salário ou compensação de jornada.

A Petrobras possui hoje, cerca de 1.000 empregados com deficiência ou que tenham parentes nessa situação. Durante investigação no MPT, foram relatados casos de necessidade de cuidados especiais de saúde, idas à fisioterapia, reabilitação ou procedimentos que exigem deslocamentos durante a jornada regular de trabalho.

A empresa informou que mantém Programa de Assistência Especial, oferecendo recursos para a prestação de assistência especializada em habilitação, reabilitação e educação para empregados e seus dependentes com deficiência. No entanto, não há previsão de instrumentos de redução de jornada, sem redução de salário.

Para o procurador Carlos Eduardo Brisolla, “tais tratamentos não podem ser negligenciados e, portanto, a presente ação, proposta na esfera coletiva, pretende assegurar que haja adaptação razoável de tais empregados ao ambiente de trabalho”.

Ele cita a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, aprovada pelo Congresso Nacional, que consagra o direito à “adaptação razoável”.

Segundo o procurador, este tema exige um “novo olhar, especialmente porque as demandas individuais têm crescido, justificando uma atuação coletiva”.

Antes de entrar com a ação, o MPT buscou conciliação, apresentando Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), que não foi aceito pela empresa.

Fonte: MPT
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.