Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Reitor foi à Disney participar de Congresso, diz Unifesp

O reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ulysses Fagundes Neto, teria ido à Disney "para participar de um Congresso", segundo nota divulgada pela universidade nesta terça-feira, 15. Matéria do jornal O Globo mostrou que, em um ano e meio o reitor gastou quase R$ 80 mil em compras de cosméticos, material esportivo, aluguel de carro e diárias em hotéis, um deles na Disney, em Orlando (EUA).  A assessoria da Unifesp disse ao estadao.com.br que o reitor dará uma coletiva para explicar o uso dos cartões nesta quarta-feira, às 15 horas. O reitor não foi à universidade nesta terça, "pois está em Brasília , a trabalho" e a assesssoria do órgão disse que ele não irá se pronunciar nesta terça.

A Unifesp disse que as  diárias em um hotel em Orlando, nos Estados Unidos, dentro do parque foram pagas no cartão . Segundo a nota, na cidade aconteceu um congresso e uma reunião científica. O hotel teria sido reservado pela organização do evento.

De acordo com a Unifesp, as despesas feitas no exterior foram pagas com recursos das diárias de viagem, a que os funcionários têm direito quando viajam. "Se algum gasto ultrapassa o valor das diárias, é apontado na auditoria anual da CGU, sendo feito o ressarcimento dos gastos", diz a nota. Segundo a universidade, os excedentes foram ressarcidos pelo reitor em junho de 2007.

Durante reunião na CPI mista dos cartões, governo e oposição fecharam acordo, que permitiria também a convocação do reitor da Unifesp.

Leia a nota na íntegra:

A Unifesp esclarece que, como ocorre com todas as universidades e organismos federais, é regularmente submetida a auditorias anuais da Controladoria Geral da União (CGU). Nessas auditorias rotineiras, toda vez que alguma despesa é considerada inelegível, a instituição auditada faz as justificativas ou atende às recomendações.

Se ainda restarem pontos não-consensuais, a questão é encaminhada ao Tribunal de Contas da União para nova análise e decisão final.

No caso específico de algumas despesas do reitor feitas em 2006 com cartão corporativo, agora apontadas pela imprensa, cabe lembrar que já haviam sido auditadas, respondidas e tiveram solução encaminhada em 2007. Eventuais dúvidas remanescentes serão totalmente esclarecidas e, se pertinentes, atendidas por parte da Universidade.

Quanto às viagens feitas pelo reitor, todas foram previamente autorizadas, inclusive a que tem sido mais abordada pela mídia, a Orlando (EUA), onde se realizou, no mês de outubro de 2006, em hotel nas dependências da Disney World, o Congresso da Sociedade Norte-Americana de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição, bem como a Reunião Científica da Federação Internacional das Sociedades de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição (FISPGHAN), para organização do III Congresso Mundial da especialidade, que se realizará em agosto de 2008, em Foz do Iguaçu, do qual o professor Ulysses Fagundes Neto é o presidente. O reitor, como todos os congressistas presentes ao congresso em Orlando, hospedou-se no hotel reservado pela organização.

Quanto à viagem para a Alemanha, em junho de 2006, também previamente autorizada, refere-se à participação no 39º Congresso da Sociedade Européia de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição e reunião científica para organização do Congresso Mundial.

Compras

As despesas feitas em viagens foram lançadas no cartão corporativo e pagas com recursos das diárias de viagem a que todo funcionário tem direito quando trabalha no exterior ou com recursos próprios (quitadas antes do vencimento do cartão). As diárias variam de acordo com o cargo e a localidade da viagem.

Se algum gasto ultrapassa o valor das diárias e não é previamente pago com recursos próprios, a questão é apontada na auditoria anual da CGU, sendo feito o ressarcimento dos gastos.

Nas compras realizadas pelo reitor da Unifesp e referidas em matéria de O Globo, os gastos no exterior que excederam o valor das diárias foram ressarcidos em junho de 2007.

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.