Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Produção industrial cresce em oito das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE

A produção industrial subiu em oito das 14 regiões pesquisadas em março, na comparação com o mês anterior, informou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na média nacional, a indústria apresentou aceleração de 0,4% na mesma base de comparação.

Os Estados do Ceará (7,5%), Espírito Santo (3,3%) e Pernambuco (2,9%) exerceram as principais influências positivas sobre o índice. A expansão industrial no Ceará teve influência do aumento da produção de tintas e vernizes para construção civil. Também tiveram incremento da produção industrial acima da média nacional os Estados de São Paulo (1,9%), Paraná (1,1%), Minas Gerais (0,8%) e Santa Catarina (0,6%).

Por outro lado, registraram queda significativa na produção os Estados do Amazonas (baixa de 7,6%), Goiás (queda de 5,6%) e Pará (retração de 5%). No Amazonas, a indústria apresentou o segundo recuo consecutivo frente ao mês anterior. A queda acumulada no período é de 11,5%.

Na comparação com março do ano passado, todas as regiões registraram crescimento, com destaque para Espírito Santo (15,1%), Pernambuco (9,4%) e Ceará (7,9%). Na média nacional, a indústria cresceu 1,3%, na mesma base de comparação.

Segundo o IBGE, dez das 14 regiões pesquisadas apresentaram em fevereiro um crescimento acima da média nacional na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Na comparação com o ano passado, o IBGE aponta que o crescimento ocorreu em ritmo menor em função de dois dias úteis e dificuldades no fluxo de matérias-primas importadas, em função da greve dos auditores da Receita Federal.

No acumulado de janeiro a março, todas as regiões apresentam crescimento na produção industrial, com destaque para Espírito Santo (14,4%).

No acumulado de 12 meses até março, a produção industrial também cresceu em todas as regiões. Na média nacional, esse avanço foi de 6,6%.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.