Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Salários na indústria sobem 8,7% em um ano, aponta IBGE

A folha de pagamento real da indústria subiu 8,7% em março ante o mesmo período do ano passado. Já na comparação com fevereiro, os salários cresceram 2,7%. A informação foi anunciada nesta segunda-feira, 12, pelo IBGE, com a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário daquele mês.  

O emprego industrial em março teve alta de 0,1% ante fevereiro. Esse resultado foi considerado uma estabilidade pelo instituto. Já na comparação com março do ano passado, o emprego industrial subiu 2,9%. No acumulado do ano, o emprego subiu 3%. Em 12 meses até março, o emprego cresceu 2,6%.

Segundo o levantamento, o crescimento da folha de pagamento veio depois de um recuo de 0,1% em fevereiro, em comparação com o mês anterior. No acumulado do ano até março, houve aumento de 6,4%e, no período de 12 meses até março, a folha cresceu 5,9%.

Ainda segundo o IBGE, a taxa anual de 8,7% foi a vigésima quarta taxa positiva consecutiva. Nessa comparação, segundo o instituto, "houve crescimento em todos os locais pesquisados, com destaque para São Paulo (9,6%), por conta dos resultados em meios de transporte (18%), produtos químicos (18,6%) e máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (14,1%)", detalhou o instituto, em comunicado.
 
Ao detalhar o resultado de março, o IBGE informou que o crescimento de 2,9% no emprego industrial decorreu do avanço no emprego industrial em onze dos quatorze locais pesquisados. As principais altas no patamar de emprego foram detectadas em São Paulo (4,4%), Minas Gerais (3,6%), região Nordeste (3,0%) e região Norte e Centro-Oeste (3,2%).
 
Também houve aumento no nível de emprego industrial em doze dos dezoito segmentos pesquisados em março deste ano, na comparação com março do ano passado. Os principais impactos positivos vieram das altas no patamar de emprego em máquinas e equipamentos (15,2%), meios de transporte (11,9%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (14,3%) e alimentos e bebidas (3,1%).

Porém, houve quedas expressivas no emprego industrial, na comparação com março do ano passado, em calçados e artigos de couro (-12,1%), vestuário (-4,2%) e madeira (-9,0%).

O número de horas pagas na indústria caiu 0,9% em março ante fevereiro. Na comparação com março do ano passado, porém, houve alta de 2,6% no número de horas pagas na indústria. No acumulado do ano até março, as horas pagas acumulam alta de 2,9%. Em 12 meses até março, o número subiu 2,3%.

Fonte: Estado de S. Paulo

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.