Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná registra desaceleração no crescimento de empregos

Apesar do crescimento de 3% no índice trimestral de empregos na indústria, a elevação da taxa no país foi menor do que a última registrada, de 3,5%. No Paraná a desaceleração no crescimento desse indicador foi o maior observado em todo o país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta segunda-feira (12). Enquanto o estado registrou 4,9% de aumento nos empregos na indústria no último trimestre do ano passado, no primeiro trimestre deste ano, a alta foi de apenas 2,9%.

De acordo com o IBGE, responsável pela pesquisa, a desaceleração não é atípica. As contratações na indústria se concentram, tradicionalmente, no último trimestre do ano e, em 2007, o resultado de 3,5% foi o segundo mais elevado da série desde 2004.

Ainda segundo o IBGE, a taxa do primeiro trimestre de 2008 foi a terceira mais elevada da série do indicador trimestral e mostra que o nível do emprego na indústria permanece em patamar elevado.

Brasil
Em relação ao mês passado, o índice de crescimento foi de 0,1%. No acumulado de 12 meses, o pessoal ocupado cresce há vinte e um meses consecutivos, atingindo 2,9% frente a março de 2007.

Segundo o IBGE, o crescimento de 2,9% no índice mensal em base anual decorreu do avanço no emprego industrial em 11 dos 14 locais pesquisados. Também houve aumento no nível de emprego industrial em 12 dos 18 segmentos pesquisados em março deste ano na mesma base de comparação.

Fonte: Gazeta do Povo

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.