Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Lula diz que greve na Scania foi sua 1ª lição de vida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, nas comemorações dos 30 anos da greve dos metalúrgicos na Scania, que ela foi a primeira grande lição de sua vida. "Foi a primeira vez que vi um acordo não ser cumprido , que fui chamado de traidor por aqueles que depositaram confiança em nossas mãos", comentou.

O presidente disse que naquela época, orientou o sindicato a adquirir um Fiat 147, fabricados em Minas Gerais, no lugar de um VW Fusca,para não ser acusado de ter se vendido às montadoras sediadas no ABC paulista.

O presidente comparou também as conseqüência das greves de 1979 e 1980. Na primeira, lembrou, os metalúrgicos obtiveram ganhos aumento salarial e o não desconto dos dias parados. Em contrapartida, admitiu que no segunda greve os trabalhadores "não ganharam absolutamente nada". No entanto, ele ponderou que o movimento foi importante para que a categoria obtivesse consciência política pela categoria. "A partir daí, firmamos a convicção de criar a CUT e o PT", ressaltou.

Fonte: Agencia Estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.