Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Nova política industrial agrada empresariado do Paraná

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, classificou como positivas as medidas para a indústria anunciadas pelo governo federal. Porém, ele é cauteloso em analisar que o real supervalorizado pode trazer problemas à economia do País. “O câmbio é um fator crítico. A política macroeconômica pode impedir que o potencial da política industrial se desenvolva na plenitude por falta de ambiente propício ao investimento. Seria desejável uma revisão dessa estratégia, trocando a ancora cambial pela fiscal”, afirmou.

Rocha Loures disse ainda que é importante que cada estado desenvolva suas políticas locais de apoio à indústria, pois existem fatores característicos de cada local, como infra-estrutura, formação de mão-de-obra, burocracia e licenciamentos, que só podem ser resolvidos nas esferas regionais. “Política industrial não é só incentivo fiscal. É preciso criar arranjos institucionais locais”, disse.

O advogado tributarista e diretor do Instituto de Pesquisas Tributárias, Marcelo da Silva Prado, diz que apesar das medidas ainda estarem um pouco “cruas” porque acabaram de ser divulgadas e estão sendo avaliadas, dois pontos devem ser destacados positivamente: a redução do prazo de apropriação de créditos do PIS/Cofins e a diminuição da contribuição para o INSS da indústria de exportação de softwares e equipamentos de informática.

Prado diz que ambas as medidas reduzem os custos para os empresários e a redução do prazo de apropriação dos créditos do PIS/Cofins é melhor ainda, na medida em que atinge todos os setores.

Já o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Regional Paraná), Luís Mário Luchetta, fez críticas às medidas. Ele disse que o governo deve começar a se preocupar, com urgência, com a indústria local de software. “São poucas as empresas no País que conseguem colocar seus produtos no mercado externo e competir lá fora. Então o incentivo deve começar internamente para que o setor também consiga atingir o mercado externo”, avaliou.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.