Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Anac reconhece 'erro de procedimentos' no caso Varig

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reconheceu nesta quarta-feira (18) que houve “erro de procedimentos” na aprovação pela diretoria, em 2006, da transferência da VarigLog para a Volo do Brasil S.A. No entanto, a procuradoria jurídica da agência informou, por meio da assessoria, que “não considera que esse fato por si só gere anulação da operação”.

A assessoria da Anac informou ainda que a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que manteve os sócios brasileiros, Marco Antonio Audi, Luiz Eduardo Gallo e Marcos Haftel, afastados da VarigLog na disputa judicial com o sócio estrangeiro, o fundo de investimentos americano Matlin Patterson não interfere na contagem do prazo de 30 dias, que se encerrará em 7 de julho, para que a composição societária se adeque à lei que limita em 20% a participação de um sócio estrangeiro.

Reportagem publicada na quarta no Estado de São Paulo mostrou que a diretoria da Anac ignorou procedimentos legais para aprovar a transferência para a Volo, segundo consta de um parecer jurídico datado de 11 de dezembro de 2006 - seis meses após a operação. Um parecer anterior, de junho, dava respaldo à operação.

O departamento jurídico da Anac explicou que, no mesmo parecer de dezembro, em que aponta “evidente violação das regras estabelecidas”, João Ilídio Lima Filho, ex-procurador da agência confirma o mérito da decisão da diretoria, que deu anuência prévia para a transferência acionária. É com base nessa referência que a atual procuradoria não vê motivos para anulação.
Fonte: Agência Estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.