Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Novembro Azul, Saúde

Imagem

Participe da campanha do Novembro Azul SMC e garanta sua camiseta!

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem. A saúde do trabalhador é uma das bandeiras permanentes de luta do Sindicato, não só dentro do ambiente de trabalho, mas na qualidade de vida como um todo.

Drible seu preconceito! A partir dos 40 anos faça regularmente o exame preventivo e sempre esteja atento aos sintomas!

Tem atitude e já fez seu exame? Ganhe uma camiseta exclusiva!


Procure o delegado sindical de sua empresa ou entre em contato com o SMC pelo 3219-6407 ou WhatsApp 98446-1203 e garanta sua camiseta exclusiva da campanha

* Válido até dia 10/12 para exame PSA apresentado por sócios titulares e esposos de associadas 
 

Visitas nas empresas

Durante o mês de novembro o SMC leva para as fábricas de Curitiba e Região

Metropolitana a campanha do Novembro Azul! É informação e orientação ao alcance de

todos! 

 

Dia Azul – O dia deles 

Cuidar de você é cuidar da sua família! Dia 26 de novembro teremos um importante encontro dos aposentados metalúrgicos com a presença do Dr. Rubens Bendlin - Especialista da Saúde do Homem. Conhecimento é essencial para o diagnóstico precoce e aumento das chances de cura. Participe! 

Vai ser na sede do Sindicato, Av. Pres. Getúlio Vargas 3692, a partir das 9h. Para participar inscreva-se até dia 25/11 no simec.com.br/diaazul .

 

Fique atento!

Os números são alarmantes pois a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

E, ainda:

Exame da próstata: Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Fazer check-up regular: Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

Cuidar da saúde mental: Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.


Tratamento e prevenção:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.

Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

AUTOEXAME:

Homens devem realizar o autoexame dos testículos todos os meses! 90% desconhecem, mas é tão importante quando os femininos. Através dele, além do câncer, é possível detectar previamente obstruções que levam à infertilidade

Confira  AQUI a série de vídeos do Novembro Azul! É informação, orientação, testemunhos e muito mais para auxiliar você a manter sua saúde e qualidade de vida!

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.