Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde do Trabalhador

Imagem

28 DE FEVEREIRO: DIA MUNDIAL DO COMBATE ÀS LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO (LER/DORT)

O dia 28 de fevereiro foi instituído para alertar sobre a necessidade de tornar o local de trabalho mais seguro para combater as Lesões por Esforços Repetitivos(LER) e os  Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho(Dort),  mal que aflige milhares de trabalhadores no mundo todo.

O SMC sempre levantou entre suas bandeiras a prevenção à LER/DORT.  Essa luta se dá também pela qualificação dos diretores sindicais e cipeiros, realizada pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho do SMC. Conhecimento esse que é aplicado no dia a dia do chão de fábrica!

Outras iniciativas têm como objetivo o combate à LER/Dort, a exemplo da participação na agenda tripartite, composta por movimento sindical, governo e empresários.

Para conscientizar os(as) metalúrgico(as), o Sindicato disponibiliza vídeos, cartilhas e informações em suas mídias que você confere AQUI

 

90% das doenças do trabalho são LER/DORT

Considerada a principal maior causa de afastamento do trabalho no país, a LER/DORT engloba cerca de 30 doenças, acometendo homens e mulheres em idade produtiva. Na maioria das vezes, as doenças são provocadas por atividades relacionadas ao trabalho, como a repetição de movimentos, postura inadequada, fatores psicológicos e sobrecarga física.

Segundo o INSS, no últimos 10 anos cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho são derivadas da LER./DORT. 

 

Sinal de alerta

Além da prevenção, outro objetivo da campanha é alertar o trabalhador para os sintomas da LER/DORT, que, apesar de surgirem de maneira lenta, pode evoluir para um quadro mais grave. 

“A simples sensação de peso ou diminuição de força, formigamento, dormência, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros podem ser sinal de LER. Por isso, é necessário que, ao menor sintoma, o trabalhador procure assistência especializada para evitar o risco de evolução da doença”, fala Osvaldo Silveira, Coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador.



Fala do Presidente

“O número absurdo de pessoas com LER e outras doenças do trabalho que tem saído todos os dias das empresas têm explicações: o ritmo de trabalho incessante; formas de gestão que somente priorizam a produtividade e o lucro; redução e competição por empregos; a pressão para que o trabalhador produza cada vez mais em menos tempo possível, entre outros. Esses problemas foram “potencializados” desde a reforma trabalhista passando pelo governo federal anterior. Enquanto persistir esse tipo de mentalidade, que somente prioriza as exigências do mercado estaremos sujeitos a arcar com os custos e prejuízos dessas doenças.", reforça o presidente Sérgio Butka.

 

Confira o boletim especial do Dia Mundial de Combate à LER/DORT clicando AQUI 


Veja o vídeo:

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.