Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Economia

Imagem

RENDA DOS TRABALHADORES BRASILEIROS REGISTRA CRESCIMENTO EM 2023

Um estudo recente realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou um aumento significativo na renda habitual média dos trabalhadores brasileiros em 2023 em comparação com o ano anterior. Os dados, divulgados na última sexta-feira (8), foram obtidos através da análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua).

RENDA MÉDIA DOS TRABALHADORES
Segundo as estimativas do estudo, a renda média real habitual dos trabalhadores em dezembro de 2023 atingiu R$ 3.100, representando um aumento de 3,1% em relação a 2022. Em janeiro de 2024, essa estimativa mensal avançou para R$ 3.118, após um aumento de 0,7% em relação ao mês anterior.

O Ipea ressaltou que, no segundo trimestre de 2023, a renda média superou os números do mesmo período em 2019 pela primeira vez desde o início da pandemia, com um aumento de 0,6%. Já no quarto trimestre de 2023, essa diferença aumentou para 2,1%.
O estudo também destacou que o rendimento habitual engloba a remuneração mensal dos empregados, empregadores e trabalhadores por conta própria, sem considerar pagamentos extraordinários ou descontos esporádicos.

PERFIL DOS TRABALHADORES
No que diz respeito ao perfil dos trabalhadores, os maiores aumentos na renda foram observados nas regiões Norte e Nordeste, entre os trabalhadores com idades entre 40 e 59 anos e com ensino médio completo. A renda teve queda apenas entre aqueles com no máximo o ensino fundamental completo.

MULHERES
Além disso, o estudo apontou que as mulheres registraram um crescimento interanual maior na renda do que os homens ao longo de todo o ano de 2023, revertendo um padrão observado em anos anteriores.

Quanto aos setores de trabalho, os empregados do setor privado sem carteira tiveram o maior crescimento interanual da renda no quarto trimestre de 2023, seguidos pelos trabalhadores do setor público e empregados com carteira assinada.

Houve queda nos setores de transporte e construção, enquanto a indústria, comércio e administração pública registraram as maiores altas. O setor agrícola também apresentou recuperação após uma queda anterior.

O PAPEL DOS SINDICATOS
Estudo  do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) demonstra que a maioria das campanhas salariais apresentaram conquistas importantes como o aumento real. A mobilização dos trabalhadores, a ação unitária e as assembleias participativas foram elementos que levaram à essa mudança de avançar na distribuição de renda no Brasil.

O Sindicato organizado, forte, com associados organizados nos locais de trabalho, é a base de melhoria de salários e de condições de trabalho.

COM INFORMAÇÕES DA RÁDIO PEÃO BRASIL E AGÊNCIA BRASIL
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.