Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Sul bate o martelo: não à reforma trabalhista e da Previdência! Dia 28 é greve geral

Dirigentes sindicais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul firmaram compromisso contra os ataques aos direitos da população
 
Martelo batido contra as reformas da Previdência e trabalhista!  A Força Sul, entidade que reúne os Sindicatos e as estaduais da Força Sindical no  Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram unânimes no compromisso de  lutar contra  os ataques perpetrados pelo governo contra os direitos da população. O acordo foi definido no seminário da entidade, que aconteceu durante todo o dia desta quinta-feira (30),  em Matinhos, litoral do Paraná.
 
“Batemos o pé! Nós,  da Força Sul, não vamos aceitar reformas e propostas que precarizem e cortem os direitos do trabalhador. E vamos cobrar da direção nacional a mesma postura. É preciso que a Central tenha mais clareza e seja mais direta nos seus posicionamentos reafirmando seu compromisso de defesa dos trabalhadores”, afirma o coordenador da Força sul, Sérgio Butka.
 
Dia 28 de abril é greve geral
 
Como prova dessa luta, todos os Sindicatos  presentes aprovaram participação total na greve geral do dia 28 de abril, que está sendo convocada pelas Centrais Sindicais  e movimentos sociais, em protesto contra a sórdida ofensiva perpetrada pelo governo e o Congresso Nacional contra os direitos da população, através das reformas da Previdência e Trabalhista; do congelamento dos salários e gastos sociais;  e do projeto da terceirização que precariza as relações e condições de trabalho.
 
“Ficou claro já que o governo quer que a população pague a conta da sua irresponsabilidade com o orçamento nacional. Situação que não vamos aceitar! Por isso, vamos para a rua no dia 28. Vamos fazer barulho para que o governo saiba que não vamos aceitar corte de direitos e mais sacrifícios do trabalhador que já está sofrendo com a crise e o desemprego”, resume o presidente da Força Paraná, Nelson Silva de Souza, o Nelsão.
 
Também foi aprovada o apoio da entidade o movimento “Todos contra o fim da aposentadoria”, criada por cidadãos da sociedade comum, através  do Facebook e que já conta com 400 mil curtidas.
 
Congresso Nacional da Força Sindical
 
O objetivo do seminário foi debater e preparar as propostas da Força Sul que serão apresentadas no 8 Congresso Nacional da Força Sindical, que acontecerá em julho.
Entre algumas das  propostas aprovadas pela plenária e que serão defendidas pela Força Sul  estão:
 
- Que todos os dirigentes sindicais  eleitos  para cargos públicos se licenciem das suas funções na Central para poderem defender com mais liberdade as bandeiras da entidade;
- Eleições proporcionais: independente do resultado das eleições,  a diretoria da Central seja composta por todas as chapas concorrentes levando em conta a proporcionalidade do resultado – o objetivo não deve ser a divisão mas sim a soma das forças e fortalecimento da Central
- Criação da Secretária de Assuntos Estratégicos
- Garantir de forma efetiva(ao invés de recomendar)  a cota para a juventude ( 10%) em cargos de direção nos Sindicatos
Também foram feitas propostas que englobam a participação das mulheres, dos aposentados, sobre a saúde do trabalhador, entre outras resoluções.
 
Confira mais fotos do Seminário no Facebook da Força Paraná.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.