Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Saúde e Segurança: Instituto Theodoro Cassins realiza encontro de cipeiros do setor de máquinas

Focado na saúde e segurança do trabalho da categoria metalúrgica o Instituto Theodoro Cassins (ITC) promoveu hoje (07) no auditório da sede da entidade o “Encontro de Cipeiros do Setor de Máquinas da Grande Curitiba”.

O debate levantou várias questões, entre elas a NR-12* e contou com a participação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PR) de profissionais da área de saúde do trabalhador.

A atividade foi realizada de manha e tarde e contemplou palestras técnicas e atividades de grupo.

“As lideranças metalúrgicas são precursoras neste tipo de iniciativa que serve não só para despertar a consciência dos cipeiros mas também para multiplicar estas informações com os todos os trabalhadores”, analisa  Elias Martins, chefe de inspeção do trabalho e auditor fiscal da SRTE-PR.

“Precisamos levantar quais são os problemas que geram essas doenças que incapacitam o metalúrgico. Portanto, devemos primeiro pensar na saúde do trabalhador, avaliou o diretor de Saúde e Segurança do ITC, Osvaldo Silveira.

“Este debate é importante pata o cipeiro definir e mapear os principais encaminhamentos no chão de fábrica. Tudo isso para proporcionar um local de trabalho mais digno para o metalúrgico”, ressalta o presidente do ITC, Sérgio Butka.

 

* NR-12

Como o setor abrangido foi o de máquinas a Norma Regulamentadora de nº 12 não poderia ficar de fora do debate. Esta norma do Ministério do Trabalho e Emprego, prevê a implementação de mecanismos de segurança que impeçam danos físicos ao trabalhador que opere máquinas, possibilitando a sua paralisação imediata em caso de defeitos.

Este assunto foi abordado pelo auditor fiscal do trabalho, José Carlos Scharmach, que elogiou a iniciativa do ITC, “esta atitude da entidade sindical é muito importante até porque temos uma estatística cruel com muitas mortes relacionadas a acidentes com máquinas”.      

Abril verde

Este encontro de cipeiros faz parte também da campanha “Abril Verde”. O objetivo é conscientizar a necessidade da sociedade tratar os acidentes e mortes no trabalho como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima. Para isso serão realizadas várias atividades durante o mês de abril.

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.