Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Congresso da Força termina com criação de conselho político para direcionar as ações da Central

Proposta apresentada pelos metalúrgicos da CNTM foi aprovada por mais de 3 mil dirigentes sindicais de todo o país

O 8 Congresso Nacional da Força Sindical terminou hoje (14), Praia Grande (SP),  com os mais dos 3 mil dirigentes sindicais de todo o país aprovando a criação do Conselho Político Nacional da Força Sindical. Com o objetivo de debater e  determinar os encaminhamentos e posições políticas da Força Sindical, o Conselho será composto por 15 membros (dois representantes de cada região do país e por um representante de cada um dos cinco maiores setores econômicos da Central). A proposta surgiu dos metalúrgicos da Força.

“Nosso objetivo com essa proposta foi democratizar mais as decisões dentro da Central fazendo com que cada região do país pudesse trazer sua visão acerca dos posicionamentos e ações da Força. Dessa maneira, daremos mais dinamismo  para a Força e fortaleceremos mais a luta em defesa dos trabalhadores’, resume o presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.

Répudio ao governo Michel Temer
Outra proposta aprovado pelos delegados sindicais foi uma moção de repúdio ao governo Temer. Na carta, a Força condena as tentativas do  governo em retirar os  direitos trabalhistas e sociais da população  e enfraquecer  as organizações sindicais.  Segundo o ex-presidente da Força, Luiz Antônio de Medeiros, que no primeiro dia do Congresso afirmou que nunca na história da Central os direitos dos trabalhadores foram tão atacados, foi enfático em afirmar que a Michel Temer está “reservado o lixo da história”.

Mulheres na direção
Depois de muita briga, as mulheres da Força também conquistaram a  participação mínima de 30% nos cargos de direção da Central, situação que pode chegar à 50% no próximo Congresso, em 2021. A decisão foi comemorada pelas trabalhadoras, que lutaram muito para ter essa reivindicação atendida, chegando a ter que invadirem o palco para fazer valer sua reivindicação.

Direção eleita
Também foi eleita a direção nacional que comandará a Força Sindical pelos próximos quatro anos. A presidência da Central ficou com Paulinho da Força. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos foi eleito para a 2 vice-presidência.
Vários dirigentes da Força Paraná também foram eleitos para a direção nacional da Força.

Clique nos links abaixo para conferir a lista com os nomes da direção da Força:
Direção executiva
Direção Nacional

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.