Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Crescimento! Janeiro marca reaquecimento nos empregos da indústria metalúrgica

Em janeiro de 2018, a indústria metalúrgica finalmente voltou a gerar empregos, algo que não acontecia desde 2013. No primeiro mês do ano foram criados 236 empregos formais na indústria metalúrgica. Se somar as a indústria mecânica e a indústria automotiva o saldo é ainda melhor: 855 empregos foram criados em janeiro deste ano, número muito superior ao que foi criado no ano passado. Apenas 151 vagas. 

“A dimensão positiva desse resultado de janeiro pode ser confirmado quando observamos os dados mensais dos últimos 13 meses. Nos meses anteriores observou-se resultados negativos ou números que não passavam da faixa de 300 empregos, quando era positivos”, destaca Cid Cordeiro, economista e assessor do SMC.

6.000 novos empregos devem ser gerados ao longo do ano

Além do saldo positivo em janeiro, a expectativa para o ano de 2018 também é positiva. De acordo com o economista, a geração de empregos deve crescer algo entre 5% e 8% no ano, ou seja, algo em torno de 3.000 a 6.000 vagas devem ser abertas ao longo do ano. 

Economia também deve crescer

Além da geração do emprego, a economia também deve dar saltos positivos esse ano. Segundo a estimativa feita por Cordeiro, o crescimento deve ser em torno de 3%, puxado principalmente pelo aquecimento da economia internacional. 

Já a indústria deve crescer em torno de 3,5% em 2018, um crescimento maior do que a própria economia interna.

Crescimento da economia e da indústria significa mais dinheiro no bolso do trabalhador

Segundo o economista, o trabalhador vai sentir a diferença destes dados na prática porque vai ficar mais fácil encontrar empregos nestes setores. 

“Este vai ser o sinal mais importante para o trabalhador de que a economia voltou a crescer e é o que mais significa em termos de retorno para ele”, explica Cid Cordeiro.

Outro sinal claro é o de que o salário vai começar a crescer, ou seja, na prática, vai ser mais dinheiro entrando no bolso do trabalhador.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.