Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde do Trabalhador

Imagem

SMC promove Seminário sobre o Futuro do Trabalho Seguro e Saudável

Evento é alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

No próximo dia 26 de abril, o Sindicato promove o Seminário Futuro do Trabalho Seguro e Saudável.

Promovido pelo Departamento de Saúde, o evento, alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, tem como público a diretoria do Sindicato e os Cipeiros das empresas de nossa base e contará com painéis sobre Saúde mental, Previdência Social, NR’s, Reforma Trabalhista e Indústria 4.0.

 

Números alarmantes (de jan/18 a mar/19)

- 1 Acidente de trabalho a cada 48 segundos

- 1 vítima fatal a cada 3 dias

- 802 mil acidentes de trabalho

- 2.995 mortes

 

28 De Abril - Uma data não só para lembrar, mas também refletir e agir!

O 28 de abril é o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais”. A data foi instituída para lembrar o grave problema enfrentado por trabalhadores do mundo inteiro e a necessidade de combater esses males através da conscientização e da prevenção.


Além da lembrança, a data serve de reflexão para intensificar a luta contra as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho que infelizmente aumentam a cada ano no Brasil e no mundo. Um dos exemplos recentes é a tragédia de Brumadinho que vitimou centenas de trabalhadores.


Portanto é bom saber o que é cada um destes problemas. Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. Podem causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos, prejudicando a produtividade. Já o acidente de trabalho é aquele que acontece no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão ou doença que resulte na redução da capacidade de trabalho ou até em morte.

Abril Verde

Além do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho ser no mês de abril, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data de 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.


Confira a programação completa do seminário:

 

8h30  Recepção

9h00 Abertura

9h30 Painel 1

Trabalho enlouquecedor | Ampliação de Incidência de Doença Mental no Ambiente de Trabalho – Dr. Márcio Cesar Ferraciolli – Depto de Psicologia – UFPR.

10h45 Painel 2

Efeitos da Reforma Trabalhista e da Flexibilização na Saúde do Trabalhador e na Prevenção a Acidentes – Dr. Elias Martins - Auditor Fiscal do Trabalho – Ministério da Economia -Superintendência Regional do Trabalho no Paraná | Gilberto Almazan – Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Membro do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho).

12h00 Almoço

13h30 Painel 3  

Reforma da Previdência | Efeitos na Proteção do Trabalhador – mudanças, acidente de trabalho, entre outros.-  Dra. Aline Alves Lins de Albuquerque – Advogada.

15h00 Encerramento

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.