Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

28 DE ABRIL – DIA DE LEMBRAR A LUTA PELA SEGURANÇA DO TRABALHADOR NO AMBIENTE DE TRABALHO

Sérgio Butka - Presidente

O próximo dia 28 de abril  o mundo recorda o  Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. Infelizmente, a realidade atual ainda é de uma   legião de pessoas acidentadas ou saindo doentes do local de trabalho diariamente. As causas que dão origem a essa triste estatística ainda são muitas: o ritmo de trabalho incessante;  a pressão para que o trabalhador produza mais no menor tempo possível; a falta de fornecimento e desatenção com os equipamentos de proteção individual (EPI); gestões que priorizam o lucro a qualquer custo em detrimento da mão de obra, enfim, existe uma infinidade de causas que precisam ser combatidas por colocar a vida do trabalhador em risco.

É para debater essas questões e lutar por um ambiente de trabalho seguro e saudável que o SMC possui seu Departamento de Saúde e Segurança. São mais de 30 anos nesse combate em favor da saúde do trabalhador. 

Enquanto persistir este tipo de mentalidade que somente prioriza as exigências do mercado estaremos sujeitos a ter que arcar com os custos e prejuízos dessas  doenças e acidentes. É inadmissível que o trabalhador saia de casa para lutar pelo sustento da sua família e volte doente, com problemas físicos ou psicológicos.

E esse é um problema que não atinge somente a vítima mas toda a sociedade. Todos sofrem as consequências do descaso com a segurança e a saúde no ambiente de trabalho: a família, que muitas vezes é dependente do trabalho da vítima; a empresa, que perde um profissional qualificado; o Estado que, através da Previdência Social, tem que arcar com mais uma despesa; a própria vítima, que perde sua capacidade de trabalho e sua autoestima.

Problemas que podem ser evitados se todos, trabalhadores, Sindicatos, empresários, governo e a sociedade em geral se unirem e trabalharem em conjunto visando a conscientização e a promoção de uma cultura de saúde e segurança no ambiente de trabalho. É preciso  lutar para a construção de uma cultura nas empresas que valorize a dignidade humana e ofereça aos trabalhadores um ambiente de trabalho seguro e decente. Todos tem a ganhar! Estamos nessa luta. 
 

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.