SMC
Estrutura
Conteúdo
BOLETIM ELETRÔNICO


Imprensa
Serviços

Periculosidade tem preço! Ação coletiva do SMC!

Blog - Eu quero 40 horas semanais já! Sem redução salarial

Campeonato Metalúrgico de Futebol 2014

Imposto de Renda

Cartão SMC


Memorial Theodoro Cassins

Histórico

Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba: uma história de lutas e conquistas 

Sede CentralUma entidade que honra seu passado, luta no presente e tem sério compromisso com o futuro. Dessa forma pode-se resumir o que é o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). Com 87 anos completados em 2007, o Sindicato é reconhecido hoje como uma das entidades de trabalhadores mais atuantes e bem estruturadas do Brasil. Esse reconhecimento foi conquistado com muito trabalho, ao longo dos anos, fruto do empenho de suas lideranças sindicais e da intensa mobilização da categoria.  O objetivo do SMC é defender e lutar pelos direitos e interesses dos trabalhadores. As principais bandeiras de luta da são: melhores salários, melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho, mais saúde e segurança nas fábricas, Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), entre outras.

A história do SMC começa a ser escrita em janeiro de 1920. Nessa época, ocorre a primeira reunião que daria início à nova entidade. Um grupo de fundidores que trabalhava na Indústria Muller Irmãos se encontra pela primeira vez para organizar a categoria. Em assembléia no dia 28 daquele mês, foi criada a Liga Internacional dos Fundidores do Paraná, filiada à Liga de Trabalhadores Europeus da época. Esta é uma data histórica para todos os trabalhadores Metalúrgicos paranaenses. Essa instituição passou por diversas mudanças de nome, categorias abrangidas e de base territorial, até chegar ao atual Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

Ao longo desses 87 anos, o SMC passou por grandes transformações. Com muita luta e união dos trabalhadores, foi construindo uma estrutura invejável para melhor atender a categoria. Hoje, além da sede central na Lamenha Lins, o Sindicato tem subsedes na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária e Pinhais. Tem também uma ampla estrutura de lazer, composta pelo Metal Clube de Campo (sede campestre) e Metal Clube de Praia (colônia de férias em Matinhos).

O Sindicato participou ativamente de momentos históricos do país. Lutou contra o Neoliberalismo, contra a Emenda 3 que ameaçava retirar direitos dos trabalhadores, participou dos protestos do “Fora Collor” em 1992, lutou pela aprovação do salário mínimo regional no Paraná, entra outras mobilizações. Liderou também grandes greves por melhores salários e condições de trabalho em diversas indústrias do setor. Tudo isso ajudou a consolidar o nome da entidade no cenário nacional. É por tudo isso que o Sindicato é referência em lutas e conquistas no Brasil. 

 

Conheça mais sobre a história do Sindicato no Memorial Theodoro Cassins. Clique aqui para ver.


AGENDA

Inglês : Inscrições para turmas de 2014 já estão abertas

Atenção metalúrgico (a) associado (a) e...

18/11/2013

LEIA MAIS [+]

Metal Clube: Observação importante para o sorteio da alta temporada

Todos os associados que confirmarem ...

11/12/2012

LEIA MAIS [+]


SMC – Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba | Rua Lamenha Lins, 981 - Rebouças | Curitiba-PR | 41 3219-6400 | imprensa@simec.com.br
Layout e sistemas: IdealCase | Gestão de conteúdo: Confraria da Notícia
Revista
Reflexão Jurídica
Ed.01 - Nov 2012
 
MetalRevista
Ed.01
 
MetalRevista
Ed.02
 
MetalRevista
Ed.03
 
MetalRevista
Ed.04
 
Encontro CNTM